quinta-feira, 2 de junho de 2016

GIBIS ANTIGOS (CLASSIC COMICS) - THE BLACK CAT (PANTERA NEGRA) Nº 01 - 1946 POCKET COMICS / SPEED COMICS / HARVEY COMICS / HOME COMICS INC.


THE BLACK CAT Nº 01 - 1946 SPEED COMICS / HARVEY COMICS / HOME COMICS INC. / Aqui no Brasil, foi publicada no "Novo Globo Juvenil", estreando em outubro de 1953 nas páginas brasileiras, e denominada de Pantera Negra (Linda Turner) é uma heroína de aventuras que teve inicio em 1941 publicada pela Harvey Comics, permanecendo até 1951, em formato de bolso. Houve reimpressões publicadas em meados dos anos 60 também. Na verdade, a personagem é reinvidicada pela família Harvey, por ter iniciado junto com a editora de Alfred Harvey, mas não há nenhuma evidência que aponte para tal afirmação. Inicialmente, as ilustraçoes foram realizadas por Al Gabrielle primeiramente, e também Pierce Arroz, Arturo Caseneuve, Bob Powell, Jill Elgin, Joe Kubert. Lee Elias, e por John Belfi, ocasionalmente. Ela atingiu a aceitação do público de imediato, principalmente pelo leitor masculino, a personagem teve tanta evidência nos anos iniciais, que ela foi classificada na 41ª  na lista Comics Buyer's Guide's "100 Sexiest Women in Comics", ou seja, num ranking de 100, ela foi a de nº 41 na classificação das mais sexy dos quadrinhos na época! Após o término desses exemplares, a heroína se destacou novamente, através da Speed Comics, já no formato americano, e com nome próprio, o que nem sempre ocorria anteriormente. Infelizmente, numa época em que várias publicações disputavam os leitores entre si, atravessando a época da guerra, recessão, crises governamentais e teorias da conspiração, o título foi alterado por diversas vezes, e o genero se modificando sem uma justificativa coerente para o público e leitor assíduo, como títulos "Black Cat Western", "Black Cat Mystery", e "Black Cat Mystic" ocorrendo uma confusão entre os fãs que não buscam um tema ou genero especifico, e sim, dentro de um mesmo exemplar, todos os tópicos sendo introduzidos conforme a ocasião. Independentemente de tudo isso, The Black Cat, ainda hoje é muito procurada nas lojas de "comics" no Reino Unido e América do Norte, sendo ítem importante para os colecionadores de plantão.









OBSERVAÇÃO: Gata Negra (Black Cat no original inglês) é também, o alter-ego da personagem de HQ da Marvel,  Felícia Hardy, e que NADA TEM A VER COM A ORIGINAL dos anos 40 e 50. Esta apareceu em 1979 pela primeira vez, em Amazing Spider-Man - Volume I, nº 194. Uma criação de Marv Wolfman e Keith Pollard. Após a morte de Gwen Stacy, das novas personagens femininas surgidas na vida do Homem-Aranha, foi a primeira candidata a namorada dele a fazer relativo sucesso. Na primeira aventura publicada no Brasil, seu nome foi Mulher-Gata. Depois foi trocado para evitar confusão com a vilã do Batman. Seu uniforme é todo preto, realmente baseado em uma "Gata Negra", tem cabelos brancos e compridos, e é uma bela jovem. Sua temática no nome e aparência refere-se ao fato de ser "gatuna", ou seja, ladra, notadamente de jóias. Mas esta é uma outra história de uma personagem também interessante, mas que ficará para uma próxima oportunidade...

F  I  M

Nenhum comentário:

Postar um comentário