sábado, 17 de outubro de 2015

GIBIS ANTIGOS (CLASSIC COMICS / COMIC STRIP) - SUSIE Q. SMITH Nº 377 - 1952 DELL COMICS


SUSIE Q. SMITH Nº 377 - 1952 / Os criadores dessa beldade juvenil, é um casal, Linda e Jerry Walter, e eu particularmente não tenho informação se essa garota chegou a ser publicada no Brasil, porque ela já esteve na estrada, anos atrás, nas tiras de jornais à partir dos anos 40. sua primeira aparição ocorreu em 1945, numa distribuição da King Features Syndicate, que justamente trouxe para o Brasil, grandes e célebres personagens de sua vasta galeria. Susie é uma espécie de Archie (lembram-se dele? Da turma do Archie, com o Moleza, Verônica, Sabrina a bruxinha, etc? Aqui no Brasil, durante os anos 70, devido ao desenho animado dele, chegou a ser publicado como "Arquibaldo"), pois é....Susie é mais ou menos o mesmo tipo, só que saias. 



Muito embora seus criadores não gostassem dessa comparação naquele tempo, pois Archie já estava nas bancas, pelo menos 4 anos antes, e como ainda não havia se tornado popular, nem poderia se comparar nada com nada. Susie cursou o ensino médio, e seus professores não tinham muito o que reclamar dela, mas na hora de interagir com o sexo oposto, aí é que suas aventuras divertidas, ganharam o público leitor, pois como qualquer adolescente, tinha em forma de quadrinhos, sua vida exposta a todos, e de uma forma bem humorada. Na época, Susie foi uma das estrelas dos quadrinhos distribuídos pela King Features, uma das maiores daqueles tempos. 



Primeiramente começando a ser publicada aos domingos nos suplementos especiais dos principais jornais da época, em pouco tempo, ela estaria sendo publicada diariamente nas tiras de jornais, alcançando grande popularidade em alguns estados americanos. Suas tiras em um dado momento, chegou a ocupar quase um painel todo de uma folha completa, e ininterruptamente até 7 de fevereiro de 1953. De traço bonito, divertida e sexy, porém...adolescente, ela ganhou a simpatia do público. Os diálogos e roteiros ficavam sempre a cargo de Jerry Walter, e a arte toda, para sua esposa Linda. após as tiras de jornais, Susie Q. Smith foi parar nas bancas de jornais também, só que agora em quadrinhos, com seu nome!



A Dell Comics fez a reimpressão das tiras de jornais, e novas histórias foram criadas para o formato de revista segmentada principalmente ao público infanto-juvenil. Infelizmente, com a concorrência em alta, e uma imensidão de personagens surgindo, ela conseguiu se segurar até 1959, e o avanço de Super-Heróis, e outros tipos de personagens, acabaram deixando-a de lado, e até no esquecimento. Mas certamente, para quem a conheceu, e ainda reverencia suas histórias, ela continua viva e em boa forma, como na capa acima, da edição nº 377 publicada em 1952, pela Dell Comics. Aqui vai uma homenagem nossa a essa mocinha!




F  I  M

Nenhum comentário:

Postar um comentário