sexta-feira, 16 de outubro de 2015

DESENHOS ANTIGOS DA TV (CLASSIC TV CARTOONS) - GATO CORAJOSO E O RATO MINUTO (COURAGEOUS AND MINUTE MOUSE) - 1960 BOB KANE


GATO CORAJOSO E O RATO MINUTO / O criador dessa dupla todos conhecem, e ao assistir esse desenho animado produzido especialmente para a televisão, torna-se inevitável não fazer comparações com outra cria sua, o Homem-Morcego, Batman e o menino prodígio, Robin. Exatamente, BOB KANE paralelamente ao seu famoso cruzado embuçado, desenvolvia novos projetos, e queria criar algo para a TV americana. Não demorou muito e seu desejo finalmente se tornou realidade quando a Trans-Artists Productions propôs a ele, a criação de um desenho animado. Bob Kane então, veio com a história cômica-infantil sobre um gato e um rato super-heróis que combatiam os bandidos valendo-se da coragem, dos punhos e de sua parafernália tecnológica. Era, na verdade, uma variação bem-humorada da dupla dinâmica, Batman e Robin, uma paródia realizada por ele mesmo! Surgia então, "Gato Corajoso e o Rato Minuto". 


Produzida pela Tele Features Inc. e exibida nos EUA, originalmente, entre 1960 e 1962, os episódios foram transmitidos em canais regionais num primeiro momento na Tv americana, com 130 episódios entre 5 e 6 minutos de duração cada. Nossos heróis combatem o crime a bordo de um veículo especial, denominado de Gatomóvel (Catmobile). Um dos maiores vilões é o Sapo, que no original, é Mr. Frog, sempre fumando um charuto com um ar do famoso ator Edward G. Robinson. Na serie animada, eram utilizados coisas e aspectos da série  de Tv Batman, como a caverna, o automóvel, o sinal de chamada dos heróis, mas usando como iniciais, o termo "cat" ,transformando a caverna em "catcaverna" e assim por diante. 


A arma utilizada pelo Gato Corajoso, tinha mil e uma utilidades! A música tema também era memorável, criada por Johnny Holiday apresentava uma linha de walking bass, e foi realizada em conjunto pelo New York Dolls. Aqui no Brasil, infelizmente restou apenas 2 únicos episódios de rolo de película de 16mm, preservados com a dublagem antiga da época, do estúdio AIC-SP, numa distribuição, da Telesistema Filmes. 






F  I  M

Nenhum comentário:

Postar um comentário