sábado, 3 de outubro de 2015

GIBIS ANTIGOS (CLASSIC COMICS) - ALMANAQUE INFANTIL EL COYOTE - 1948 (EDICIONES CLIPER) EDIÇÃO ESPANHA / ESPAÑA


ALMANAQUE INFANTIL EL COYOTE - 1948 / Personagem de uma série de aventuras passadas no México do século XIX, sendo que sua primeira aventura se passa durante a guerra México-Americana. Coyote é um herói mascarado, que inevitavelmente nos faz lembrar de Zorro e outros heróis do genero. O personagem apareceu pela primeira vez em uma série de novelas da coleção espanhola “Oeste”, começando em dezembro de 1943. 






O sucesso foi tão grande, que “El Coyote” foi traduzido para diversos idiomas e adaptado para outras mídias também. Nos quadrinhos, o herói estreou em 1946, num gibi semanal desenhado por Francisco Batet (que já havia ilustrado a coleção de livros). O Coyote é na verdade, o jovem “Caballero” César de Echague, cuja identidade o beneficia anonimamente, para lutar contra os malfeitores e salteadores que devastam as terras de sua pátria. 






Quando Francisco Batet deixou a HQ, no início dos anos 50, foi substituído por José Ramon Larraz. Neste Almanaque para 1948, além do Coyote, vários outros personagens, se apresentam para alegria da juventude na época.






F  I  M