domingo, 4 de outubro de 2015

BRINQUEDO DE LATA À CORDA (VINTAGE & CLASSIC TIN TOYS) - ASTRONAUTA (ASTRONAUT) / ANOS 60 (60'S)


BRINQUEDO DE LATA À CORDA - ASTRONAUTA / Quem é que não se recorda de um antigo brinquedo de lata que um dia foi seu? Não importa de qual país você seja, mas certamente dependendo de sua idade, você já teve um, ou vários! Por brinquedos antigos eu entendo aqueles que já não são mais fabricados tanto no Brasil como no exterior, e claro, isso numa escala muito pessoal, porque caso contrário, e de eemplo, um brinquedo que deixou de estar presente nas prateleiras há 3, 4 5 ou mais anos, pode-se considerá-lo antigo? Depende, se for para ser considerado antigo, é um ponto, e um brinquedo raro? entra nessa mesma escala, ou o nível é bem mais alto?! 



Por brinquedos de coleção entende-se os que são atualmente fabricados visando um sofisticado mercado composto por colecionadores. Embora restrito no Brasil, o mercado de brinquedos antigos é muito ativo na Europa e Estados Unidos, onde existem leilões especializados, e também vemos com certa frequência na televisão, em programas de leilões, lojas de penhores, e vendas de garagens nas dezenas de canais fechados a cabo que hoje temos no Brasil, e podemos avaliar melhor, o que é raro, antigo e colecionável, pois pessoalmente, eu costumo classificar dessa forma. Porque brinquedos antigos?



É inegável o fascínio que desperta, em pessoas sensíveis, a presença de algo que possa lembrar a infância distante e ao mesmo tempo tão próxima. Aquelas maravilhosas miniaturas de carros, motos, tratores, ônibus, caminhões, e uma infinidade de brinquedos de todas as épocas e escalas, de metal, de lata e até mesmo de plástico, estáticos ou movidos à pilha, de fricção, ou de corda. Miniaturas de soldados dos exércitos de todos os países e de todas as épocas, de chumbo, metal, ou plástico, bem como, canhões e miniaturas militares, ou aqueles que vinham nas antigas embalagens de Toddy, Mandiopã, Sucrilhos Kellogg's, Ovomaltine, etc. 




Aquelas peças, e material para maquetes de trem elétrico tanto de lata, fabricados no início do século, ou de plástico como os atuais, bem como todo tipo de acessório para se construir uma ferrovia em miniatura, inclusive aquelas miniaturas de trens nas bitolas, à pilha, corda, etc. Na verdade, naquele tempo, sequer sabíamos qual o fabricante ou a empresa que distribuia os brinquedos nas lojas e magazines. Marcas como, a Atma, Metalma, Estrela, Trol, Glasslite, Gulliver, Marx Company, Dink Toys, Mecano, Corgi Toys, Schuco, Matchbox, Marklin, Trix, Fleischmann, Bing, Lionel, Bub, Arnold, Bandai, Teknofix entre tantas outras, pouco importava para nós, o que queríamos e esperávamos com ansiedade extrema, era ter o gostinho especial de ganhar esses presentes, nas épocas especiais de aniversário, Natal e Ano-Novo. 




Um Forte Apache de presente, era algo que nos deixava sem sono, um Rifle com mola de pressão, e aquela rolha no final do cano, era o máximo, me considerava "O Homem do Rifle" (The Rifleman / Chuck Connors) da época, rs. Brinquedos de lata à pilha ou corda, naves espaciais, robôs, carros de bombeiros, automóveis, tanques de guerra, autômatos, barcos, aviões, helicópteros, tratores, guindastes...era o máximo, e com o passar dos tempos, ao longo desses anos que fui adquirindo experiência, e com ela, cabelos e barba branca, também aprendi a avaliar melhor os valores do ser humano, questões de relacionamento, amizades verdadeiras ou eternas, o companheirismo do colega de trabalho, o trabalho em equipe, mas tudo isso ligado também, a falsidade, ao fingimento, ao ciúmes, ou simplesmente, o fato do ponto de vista "do outro", de não gostar de você de graça. 




Por que? Porque você é feliz, você está sempre de bem com a vida, ou pelo menos encara as dificuldades do dia a dia, de uma forma positiva, sabendo enfrentar e absorver de uma forma melhor ou menos prejudicial e dolorosa, as pedras que a vida coloca em seu caminho para ultrapassar, obstáculos estes, que a cada vez que se tornam maiores, e deixados para trás, nos tornamos mais fortes e invencíveis, adquirindo um crescimento e uma evolução espiritual, fora do normal às vezes, mesmo que haja, sangue, suor e lágrimas, rs....pelo menos é o que eu acho, é a minha opinião e ponto final! Mas uma coisa que carrego comigo, e que jamais perdi até os dias de hoje, é a minha paixão por determinados ítens, ou produtos, que de alguma forma me marcaram demais entre minha infância e juventude, e que aos poucos, vou adquirindo, resgatando ou garimpando esteja onde estiver, chaveiros, brinquedos, gibis, revistas, filmes, seriados, desenhos, álbuns de figurinhas, bonecos de ação, miniaturas, comerciais antigos, kinder ovo, discos de vinil, fitas K-7, vhs, latas e embalagens, e tudo que se relaciona com uma viajem através do tempo, porque não é à toa, que sou "Um Viajante do Tempo"...etc e Ufa!



F  I  M

Nenhum comentário:

Postar um comentário