segunda-feira, 21 de novembro de 2016

GIBIS ANTIGOS E SÉRIES CLÁSSICAS DA TV (CLASSIC COMICS / CLASSIC TV SHOWS / TV WESTERNS) - ÁGUIA BRAVA (BRAVE EAGLE) nº 613 - 1969 EDITORIAL NOVARO S.A. - MEXICO











ÁGUIA BRAVA (BRAVE EAGLE) Nº 613 - 1969 EDITORIAL NOVARO S.A. / Uma publicação Mexicana semanal de muito sucesso da Editorial Novaro S.A., trazendo sempre a cada semana, personagens de filmes, seriados e desenho animados da televisão, em 36 páginas coloridas, sendo que todos os títulos devidamente licenciados e autorizados pela americana Dell Comics. Águia Brava é uma série fantástica, que trás como protagonista principal, Águia Brava, da tribo Cheyenne, ou seja, um herói índio, contrariando praticamente, centenas de produções para a televisão e cinema, onde 99% o mocinho do filme é o Caubói (Cowboy). Série produzida pela companhia Roy Rogers/Frontier Production e Indian Production, Inc., do famoso herói do Cinema e da Tv, o caubói cantor (Roy Rogers). Exibida pela primeira vez nos Estados Unidos, pela Rede CBS entre 1955 e 1956, num total de 26 episódios filmados em preto e branco, de 25 minutos de duração cada. A série tem inicio quando Águia Brava, personagem interpretado por Keith Larsen, chefe dos Cheyennes, resolve ajudar um oficial do exército norte-americano a encontrar um assassino de um de seus soldados, que Águia Brava desconfia ter sido cometido por um índio desgarrado de sua tribo, conhecido por Black Raven (Corvo Negro), sendo que no Brasil, foi chamado de Lobo. Para que não haja um conflito entre o tratado de paz do homem branco com os peles-vermelhas, Águia Brava tem pouco tempo para tentar provar de que trata-se apenas de um único índio mau caráter que está tentando provocar uma batalha entre todos. após o primeiro episódio, os demais 25 episódios, mostrava basicamente as aventuras de um jovem chefe dos Cheyennes, que enfrentava os desafios da vida diária com as tribos vizinhas, sempre tentando resolver e manter a paz e a ordem entre seu povo e os “brancos” do sudoeste norte-americano no início do século XIX. Além de Águia Branca, tem o menino índio chamado Keena (Keena Nomkeena), que foi adotado pelo chefe, assim como uma moça da tribo Sioux, denominada de Morning Star (Estrela da Manhã) interpretada por Kim Winona, que faz o par romântico com Águia Brava. Além deles participavam regularmente da série, o carpinteiro e explorador mestiço conhecido como Smokey Joe, protagonizado por Bert Wheeler, que dava um toque de humor aos episódios. Como mencionei inicialmente, foi uma série bastante incomum para a época,  por ser provavelmente, a única produzida, a mostrar o ponto de vista do nativo americano. Ela foi filmada na fazenda de Roy Rogers em Clatsworth, Califórnia e na Fazenda Corriganville no Vale de Simi. Abaixo, algumas edições americanas publicadas pela DELL COMICS, inclusive, o exemplar original que acima foi publicado no México!











Uma das últimas vezes de exibição da série que me recordo,  e após pesquisas realizadas e que me fez chegar a essa conclusão, foi no ano de 1967, na Sessão Telecinema do Canal 2, aos domingos à tarde, às 16hs, acompanhada de outras séries fantásticas e desparecidas das emissoras brasileiras, como "As Aventuras de Robin Hood", "Reis do Riso", e Rocky Jones", conforme programação no guia de TV de 18 de junho, na Revista InTerValo. (obviamente de que por ser 1967, já havia o videoteipe o que pode ter ocorrido da série ter sido exibida em outros estados do Brasil, após este ano).





Elenco

Keith Larsen como Brave Eagle

Kim Winona como Morning Star

Bert Wheeler como Smokey Joe

Keena Nomkeena como Keena







Dados Técnicos

Produtores Executivos: W. Arthur Rush, Michael North

Produtor: Jack C. Lacey


Episódios

01 - Blood Brother
02 - Cry of the Heron
03 - Treachery of At-Ta-Tu
04 - Gold of Haunted Mountain
05 - Search for the Sun
06 - Moonfire
07 - Mask of the Manitou
08 - The Flight
09 - Code of a Chief
10 - Face of Fear
11 - Voice of the Serpent
12 - Shiled of honor
13 - The Challenge
14 - Medicine Drums
15 - The Spirit of Hiden Valley
16 - Popoose
17 - The Storm Fool
18 - the Gentle Warrior
19 - the Strange Animal
20 - White Medicine Man
21 - Death Trap
22 - War Paint (PINTURA DE GUERRA) - dublagem AIC-SP
23 - Valley of Decision
24 - Witch Bear
25 - Trouble at Medicine Creek
26 - Ambush at Arrow Pass





F  I  M