domingo, 20 de março de 2016

SÉRIES ANTIGAS DA TV (CLASSIC TV SHOWS) - PROJETO UFO (PROJECT U.F.O.) - 1978





PROJETO UFO (PROJECT U.F.O.) - 1978 /  Uma produção de 1978, com 26 episódios, de 50 minutos de duração. A produção ficou a cargo da Mark VII Limited juntamente com a Worldvision Enterprises, que posteriormente seria adquirida pela CBS Corporation. O produtor executivo, o Major aposentado da Força Aérea Bill T. Coleman, um dos oficiais que foi responsável pelo Projeto Livro Azul. “Projeto U.F.O.” apresentava o Major Jake Gatlin (William Jordan), piloto da Força Aérea que, após testemunhar a aparição de um objeto voador não identificado, pede transferência para trabalhar com o Projeto Livro Azul, através do qual passa a investigar a existência de vida extraterrestre. Ao lado de seu assistente, o Sargento Harry Fitz (Caskey Swaim), um jovem que veio do sul e tem pouca experiência nessa área, os dois oficiais entrevistam testemunhas que de alguma forma, vivenciaram avistamentos e foram devidamente documentos através de ocorrências registradas. 







O objetivo da dupla não era desacreditar os depoimentos destas testemunhas, como na maioria dos casos tido como "verdadeiros", o próprio Governo tenta desmoralizar ou elaborar uma outra versão para cada caso, mas esta dupla, tenta buscar uma explicação para aquilo que as testemunham presenciaram,  ou uma justificativa ao menos. O diferencial desta série, se baseia em fatos de casos reais. Projeto UFO foi criado por Harold Jack Bloom a partir de uma ideia de Jack Webb, ator e produtor que tinha verdadeira fascinação pelo tema. Jack Webb resolveu produzir uma série sobre discos voadores, quando tomou conhecimento da existência do Projeto Livro Azul, mantido pela Força Aérea entre 1952 e 1969. O objetivo desse projeto era investigar as declarações que eram feitas sobre discos voadores em território americano. Considerado secreto enquanto esteve em atividade, o Projeto Livro Azul se tornou alvo de curiosidade e especulações quando o governo anunciou que encerraria as atividades em torno dele. Webb teve acesso a esses arquivos que foram abertos ao público. 




Na época, existiam 12.618 mil casos registrados, e vários deles, serviram para escrever e produzir os episódios da série. Para deixar a série mais interessante, dois pontos cruciais, são divergentes: o Projeto Livro Azul nunca definiu através de relatos, a presença alienígena na Terra, porém, na séries da TV, alguns casos deixava o telespectador intrigado através do roteiro, de que extraterrestres estariam estudando a vida no planeta. com episódios fechados entre si, cada caso era apresentado no inicio de cada episódio, e a partir desse instante, relatado aos oficiais, que depois passavam a investigar o local e os envolvidos, finalizando com uma explicação. No segundo ano de produção, o ator William Jordan foi substituído por Edward Winter, que interpretou o Capitão Ben Ryan. Os produtores não chegaram a justificar a troca de atores. Acreditem, cada episódio girava em torno de 500 mil dólares para produzir! A dublagem da HerbertRrichers é uma atração à parte, principalmente na introdução narrada, vale a pena você assistir a esse trecho no inicio da matéria! Bom divertimento!


F  I  M

Nenhum comentário:

Postar um comentário