sábado, 5 de março de 2016

JORNAIS ANTIGOS (OLD NEWSPAPERS / PERIODICO / SUPLEMENTO / COMIC STRIP) - AS PRIMEIRAS TIRINHAS DE JORNAIS DA TURMA DA MÔNICA (MONICA'S GANG / MONICA AND FRIENDS / LA BANDA DI MONICA / MONIKA DAN KAWAN KAWAN / MÓNICA Y SU PANDILLA / MÓNICA Y SU AMIGOS) - ANOS 60


AS PRIMEIRAS TIRINHAS DE JORNAIS DA TURMA DA MÔNICA - ANOS 60 (CURIOSIDADES E ESTRÉIAS INTERESSANTES) / Filho do poeta Antônio Mauricio de Sousa e da poetisa Petronilha Araújo de Souza, Mauricio passou parte de sua infância em Mogi das Cruzes, desenhando e rabiscando nos cadernos escolares, e mesmo assim, arrumou tempo para que em 1959, seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu e seu dono, Franjinha, aparecessem para o estrelato. Na época, Maurício, que tinha pouco mais de 20 anos, trabalhava como repórter policial no jornal. Suas tirinhas eram publicadas semanalmente. Na 1ª foto logo acima, a 1ª tira tem a estréia de Cebolinha, ainda nas tiras de Bidu e Franjinha, publicadas na "Folha da Manhã", o mês de estréia é outubro de 1960.



Na foto acima, a primeira aparição de Penadinho, contracenando com Cebolinha. Na época, ele ainda era chamado de Fantasminha.


Acima, a grande estréia de Cascão!


Na foto acima, temos Cebolinha fazendo um anúncio da estréia de sua tirinha, no caderno "Suplemento Folhinha de S. Paulo", que estreou em 8 de setembro de 1963.



Na foto logo acima, tem a primeira aparição e estréia de Magali na 3ª tirinha.


Na foto acima, as 3 primeiras tiras de jornal, com a estréia de Anjinho entrando para a turma.


Na foto acima, a curiosidade fica por conta da publicidade que o Cascão faz, da Goiabada Cascão da Cica, que levou o seu nome estampado nas latas da época.

F  I  M