quarta-feira, 9 de março de 2016

COMERCIAIS E PROPAGANDAS ANTIGAS (COMMERCIAL AND ADVERTISEMENTS OLD) - "POVO DESENVOLVIDO É POVO LIMPO" (DEVELOPED PEOPLE ARE PEOPLE CLEAN) - SUJISMUNDO 1971 / 72 (CRIAÇÃO DO PERSONAGEM: RUI PEROTTI - PRODUÇÃO LYNXFILM) (CHARACTER CREATION: RUI PEROTTI - LYNXFILM PRODUCTION)


ATENÇÃO: CLIQUE NO LINK TEXTO EM AZUL CLARO LOGO ABAIXO, E ASSISTA A UMA COLETÂNEA SUPER ESPECIAL, TRAZENDO TODOS OS COMERCIAIS PRODUZIDOS PARA A TELEVISÃO COM SUJISMUNDO, SÃO MAIS DE 10 PROPAGANDAS!)

SUJISMUNDO - COLETÂNEA DE TODOS OS COMERCIAIS PRODUZIDOS PARA A TELEVISÃO DA LYNXFILM NOS ANOS 70




SUJISMUNDO 1971/72 (CRIAÇÃO DO PERSONAGEM: RUI PEROTTI - PRODUÇÃO LYNXFILM) Quem é que não se recorda desse personagem tão importante produzido para uma campanha publicitária brasileira? Não se lembra? Então você tem menos de 30 anos ou não morava no país na década de 70. Ele foi estrela de uma campanha nacional de combate à sujeira e a falta de higiene, sua imagem esteve presente em desenhos animados, outdoors, adesivos, camisetas e cartazes. Criado por RUI PEROTTI e produzido pela Lynxfilm, que inicialmente, exibiu quatro comerciais animados de 60 segundos, entre 1971 e 1972 para a Campanha da Limpeza promovida pelo governo federal, através da AERP, tornando-se tão popular que acabou gerando polêmicas sobre a sua eficiência,  ele chegou a ser acusado que estaria incentivando a sujeira ao invés de combatê-la em favor da limpeza. Esta questão foi esclarecida através de pesquisas em diversas escolas e empresas. Todos gostavam do Sujismundo, mas ninguém queria ser como ele. É considerada uma das maiores e melhores campanhas já elaboradas no Brasil, pois a população aceitou a idéia e colegas de trabalho nas mais diversas áreas e segmentos da sociedade, nas autoridades ou familiares, buscavam sempre identificar pessoas que fossem exatamente como o personagem, para servir de gozação entre os demais. Não com isso, querendo agredir esse ou aquele como um verdadeiro porcalhão, mas apenas como um alerta para cidadãos comuns que descuidados, adquiriram maus hábitos quanto à limpeza e asseio no seu meio ambiente. Entre 1978 e 1979, o Sujismundo estreou nos quadrinhos através do Projeto Tiras, da Editora Abril. Foram criadas e veiculadas em jornais do interior, cerca de 180 tiras diárias com grande sucesso de público. Infelizmente, o Projeto Tiras da Editora Abril não teve continuidade e foi encerrado prematuramente. O personagem voltou a aparecer em revistas infantis de atividades, de caráter educativo e em campanhas internas em instituições educacionais e empresariais. Ruy Perotti não imaginava o quanto se tornaria popular esse personagem semelhante a “Cascão” de Maurício de Souza. Sempre solicitado na área de animação, Perotti atuava como diretor de animação na Lynxfilm, onde comandava uma equipe de mais de 50 animadores e assistentes. Participava ativamente na criação de personagens e campanhas para o mercado publicitário e editorial. Os personagens e as propagandas da Varig, tais como o “Seu Cabral” e o personagem “Urashima Taro”, em comemoração a colônia japonesa no Brasil, são dele. No mercado editorial, atuou por mais de 20 anos, e deixou também a sua marca. Como Diretor da divisão infanto-juvenis da Editora Abril, criou e dirigiu projetos de sucesso como a Revista Recreio e a Revista Alegria. Esta fase também é marcada pela criação de personagens próprios como o Satanésio e o Gabola, com revistas próprias. No final dos anos 80, Perotti monta seu próprio estúdio, a Signo Arte. É nesta época que surge a revista Variguinho, que foi lançada para ser distribuída a bordo dos aviões da Varig, a revista fez tanto sucesso que acabou sendo comercializada nas bancas de jornais e revistas. Fica esta homenagem a Rui Perotti pela dedicação e carinho que teve na área da animação durante todos esses longos anos e principalmente por nos dar o Sujismundo, que povoou nossas mentes durante a infância ou juventude nos anos 70. Vale ressaltar de que atualmente, os direitos sobre o personagem, pertencem a GUILHERME ALVERNAZ, filho de Rui Perotti. O sucesso do personagem foi tão abrangente, que uma marchinha de Carnaval (NA ÚLTIMA PROPAGANDA DESTA COLETÂNEA DE COMERCIAIS EM VIDEO, VOCÊ ACOMPANHARÁ A COMPOSIÇÃO COMPLETA) foi preparada especialmente para ele, composta por ARCHIMEDES MESSINA e interpretada por ARTHUR MIRANDA, para as festas do Rei Momo de 1973.






F  I  M