quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

JORNAIS ANTIGOS (OLD NEWSPAPERS / PERIODICO / SUPLEMENTO / COMIC STRIP) - TELE COLOR Nº 02 - 1963 HANNA-BARBERA / EDITORA BRUGUERA (ESPAÑA)


TELE COLOR Nº 02 - 1963 HANNA-BARBERA (EDITORA BRUGUERA) / Esta é a RARA edição na íntegra desta publicação da Espanha, que teve inicio em 1963, época em que os desenhos animados recheavam os espaços na grade de programação da televisão, e seria uma atração à parte, trazer esses personagens para um Suplemento Periódico de Jornal, para a garotada e o leitor juvenil. surgiu então, Telecolor (num primeiro momento, essa junção funcionaria), um semanário de variedades, passatempos e uma grande variedade de personagens animados criados pelo estúdio Hanna-Barbera. No inicio, somente personagens do estúdio se apresentaram, como Dom Pixote (Huck Huckleberry Hound), Lippy e Hardy (Leoncio El Leon y Tristón), Zé Colméia (Yogui y Bubu), Os Flintstones (Los Flintstones), Chuvisco e Plic e Ploc (Jinks y Pixi Dixi), etc. Muitas dessas histórias, possuem a particularidade de terem sido desenhadas, e seus textos adaptados do americano por autores anônimos dos editores espanhóis. Foi a primeira vez que uma grande revista ou periódico semanal foi criada com licença em quadrinhos estrangeiros, o que naquele tempo na Espanha, era novidade. Com o passar do tempo, em 1965, Tele Color recebeu em suas páginas, outras celebridades da TV, como Bonanza, a Herta Frankel Puppets, a Família Telerin, Rin-Tin-Tin, etc., e durante sua trajetória até 1967, apresentando os personagens de desenhos animados criados pelo estúdio da Warner Bros, que foi substituindo aos poucos, as tiras iniciais de Hanna-Barbera. Após quase cinco anos de publicação, os números finais de Tele Color, trouxeram também, personagens locais, terminando assim, uma era que marcou época na publicação desse genero e formato de entretenimento direcionado ao público infantil.















F  I  M

2 comentários:

  1. Até o Loopy Le Beau está incluso neste tablóide da Bruguera!

    ResponderExcluir
  2. Tem uma estória dos Flintstones desenhada pelo Pete Alvarado (a dos ovos de pterodáctilo) que está inclusa neste exemplar.

    ResponderExcluir