sábado, 13 de fevereiro de 2016

GIBIS ANTIGOS (CLASSIC COMICS) - O VALE DOS DINOSSAUROS (VALLEY OF THE DINOSAURS) Nº 01 - 1975 - CHARLTON COMICS / HANNA-BARBERA


O VALE DOS DINOSSAUROS (VALLEY OF THE DINOSAURS) Nº 01 - 1975 / Se você acha que existe alguma semelhança entre este desenho do estúdio Hanna-Barbera, e O ELO PERDIDO de Sid e Marty Kroftt, saiba você, de que talvez não seja mesmo uma mera semelhança. Este clássico desenho estreou na CBS, no mesmo dia, mês e ano de O ELO PERDIDO fazendo sua estréia pela NBC, em 7 de setembro de 1974. dublado nos estúdios da Herbert Richers, a narração inicila do desenho, ainda permanece viva, na memória de muita gente: "Aqui, no coração do Amazonas, a família Butler estava explorando um afluente desconhecido do rio. De repente, viram-se dragados por um violento sumidouro, que os levou para uma caverna subterrânea e os atirou em um mundo hostil de gigantescas feras pré-históricas. Um mundo que o tempo esqueceu. Sendo salvos por uma família de nativos, cada dia era uma aventura pela sobrevivência para os Butlers, no Vale dos Dinossauros"! 


O desenho possui em seus 16 episódios produzidos, roteiros parecidos com a da série "O Elo Perdido", incluindo até mesmo o famoso Dinossauro ao final de cada episódio, rugindo e olhando para a câmera! As justificativas mais coerentes, encontram-se nas chamadas americanas de "O Elo Perdido", veiculadas bem antes da estréia da série. E nos anos 70, com o lançamento de vários clássicos de animação do estúdio Hanna-Barbera, que estava à caça por mais uma nova história interessante para se produzir um novo desenho, ganhou traços do enredo principal da série de TV, com a construção de novos personagens, e  produzindo os primeiros episódios de "O Vale dos Dinossauros", para exibição na TV. O desenho teve sua estréia no Brasil, nas tardes da Rede Globo em 1975, na sessão "Show das 5" e também, no "Globo Cor Especial". Na dublagem da Herbert Richers,  para uma maior sonoridade, o homem pré-histórico, que no original, é chamado de Gorok,  no Brasil recebeu o nome de Gorak.


Tal qual na narração inicial, a família Butler, formada pelo professor John, sua esposa Kim, seus dois filhos,Katie e Greg, e seu cachorro Digger, se aventuram numa viagem de "rafting", atravessando as corredeiras do rio Amazonas, a bordo de um bote. De repente, num afluente desconhecido do rio,  eles são engolidos por um redemoinho, para surgirem inexplicavelmente, numa caverna subterrânea. ao saírem da caverna, eles encontram um mundo diferente, habitado de animais pré-históricos, onde o "tempo' parece ter parado naquele mundo. Com os  novos perigos incessantes, a família é salva por uma outra família, mas de um povo primitivo, porém, amistoso. O homem das cavernas Gorak, sua esposa Gera, os filhos Lok e Tana, e o mascote filhote pré-histórico, Glump, o Estegossauro. As duas famílias se juntam e ficam próximas para se defenderem dos pergios ocultos naquele mundo. Buscando uma maneira de voltar ao tempo ou regressar para "uma Terra" atual, a família primitiva passa a ajudar os Butlers, que ao mesmo tempo, tentam se adaptar ao mundo novo e seus perigos, e a aprender a lidar e fugir deles. No último episódio, fica claro, que eles fogem do "Vale dos Dinossauros" num planador, mas não é mostrado no desenho, e nem fi idealizada uma nova temporada do desenho. O desenho foi muito bem produzido, com roteiros interessantes, onde o Professor Butler, apresentava seu conhecimento científico para escapar de algum momento extremamente dificil, onde somente a técnica ou habilidade em separados, e sem a inteligência e experiência, não valeria nada.



No Brasil, a magnifica dublagem da Herbert Richers, personagens e seus dubladores:

John Butler: Newton Valério
Kim: Selma Lopes
Katie: Marlene Costa
Greg: Rodney Gomes
Gorok: Miguel Rosemberg
Gara: Elza Martins
Tana: Juraciara Diácovo
Lok: Alfredo Martins


F  I   M

Nenhum comentário:

Postar um comentário