domingo, 20 de setembro de 2015

GIBIS ANTIGOS (CLASSIC COMICS) - MANDA-CHUVA (TOP CAT) Nº 02 - 1965 EDITORA O CRUZEIRO


MANDA-CHUVA (TOP CAT) Nº 02 - 1965 EDITORA O CRUZEIRO / Uma criação do estúdio de Hanna-Barbera, em 1961, Manda-Chuva ainda hoje, é um entre tantos personagens do estúdio, mais marcantes e que no Brasil, devido à excepcional dublagem realizada pelo estúdio AIC-SP (Arte Industrial e Cinematográfica) para cada personagem, faz muita criançada com seus mais de 35 anos de idade, ainda relembrar episódios dessa animação mais bem cuidada e com roteiros interessantes, além de arriscar algumas imitações dos personagens. No Brasil, Manda-Chuva foi dublado pelo ator Lima Duarte, e que também, emprestou sua voz para o Espeto. Além disso, a cidade de Nova York foi substituída por Brasilia na versão brasileira. 



Nos Estados Unidos, quando de sua estréia às quartas-feiras, Manda-Chuva foi co-patrocinado pela Kellogg's e Bristol Myers (Bufferin). Próximo do Brooklyn, Queens e Bronx fica o beco Hoagie, enterrado num complicado sistema de avenidas e pequenas ruas de Nova Iorque, bem próximo as docas, é lá que mora o gato Manda Chuva e sua turma de cinco amigos felinos. O lugar é um labirinto de vielas cheio de sucatas, mas para a Turma do Manda Chuva é como morar num hotel 5 estrelas. Dormindo num latão de lixo bem ao lado do telefone da polícia (que usa para fazer seus contatos e se manter informado sobre os resultados das corridas) Manda-Chuva, é o chefe malandro e tagarela do  grupo que está sempre tentando curtir a vida numa boa, usando sempre a malandragem e muita lábia para se dar bem pelas ruas da cidade de Manhattan. A simples menção da palavra "emprego" é capaz de causar arrepios a todos esses vagabundos bichanos. 


Entre os amigos de Manda Chuva estão: o braço direito do "chefe", o gato Xuxu, que vive de olhos sempre abertos, usa uma camisa de gola alta e é o mais alto da turma; o gato Batatinha, muito bem intencionado, amável, bonitinho, baixinho e carinhoso, incapaz de fazer mal a uma mosca; Espeto, que tinha um estilo cafona / moderno, além de um jeito "inconfundível" de falar; Bacana, que mesmo sendo um conquistador de boa reputação com as "gatinhas", raramente estava em companhia delas; e o Gênio, o único da turma que usava relógio, mas infelizmente não conseguia dizer as horas. O principal problema da turma era o Guarda Belo, o homem responsável por cuidar da ordem na região onde vive a gangue de felinos. 


Belo estava sempre de olho nos truques dos gatos e não gostava da turma do Manda Chuva e de suas malandragens, principalmente quando eles usavam o telefone exclusivo da polícia para fazer ligações particulares. Belo tentava sempre arrumar uma maneira de expulsá-los do beco Hoagie, mas nunca obtinha sucesso. Várias adaptações ocorreram, quando de sua primeira exibição no país, na época, nos anos 60, a cidade de Brasília havia sido fundada, e em alguns episódios, era mencionada, o dinheiro, era o "cruzeiro", e alguns nomes americanos, ou palavreado gringo, era imediatamente, adaptado ao nosso país, seja em termos gramaticais, ou nomes de personagens, além de gírias frequentemente usadas na época!



PERSONAGENS:

Manda-Chuva (Top Cat) - Líder da gangue, o "cara" que arquiteta os planos. é o primeiro a inventar e se meter em trapalhadas

Batatinha (Benny the Ball) - O mais amável dos gatos. Possui aparência de um gato doce, gentil e incapaz de fazer mal a uma mosca. Se por um lado não age com maldade, por outro é sempre leal e incontestável às ordens de Manda-Chuva.

Bacana (Fancy Fancy) - É o gato galã, o gostosão da turma, e o "tal"!

Espeto (Spook) - Um gato de estilo próprio, que no Brasil acabou ganhando na dublagem com sotaque nordestino, e que coube a Lima Duarte, dar vida "brasileira" a ele.

Gênio (Brain) - O nome ou apelido, que às vezes parece mas não é, e às vezes é, embora tenha altos e baixos no quesito criatividade durante alguns episódios, a turma não deixa ele de lado para ouvir sua opinião.

Chu-Chu ou Xuxu (Choo Choo) - É um gato cor-de-rosa, e o braço direito de Manda-Chuva, é o gato mais alto da turma, usa camisa branca de gola alta. Chu-chu sempre vigia para ver se alguém está se aproximando quando a turma está aprontando alguma.

Guarda Belo (Officer Dibble) - É o típico policial à americana, amigo da vizinhança e que tenta, sem fazer muito esforço, fazer com que Manda-Chuva pare com suas traquinagens.


Os dubladores originais e os brasileiros do estúdio AIC-SP:

Personagem                Estados Unidos Dublador no Brasil

Manda-Chuva       Arnold Stang         Lima Duarte
Guarda Belo               Allen Jenkins         Gastão Renné
Batatinha               Maurice Gosfield Roberto Barreiros e Gastão Renné
Xuxu / Chu-Chu       Marvin Kaplan Waldir Guedes
Bacana                       John Stephenson     Waldir Guedes
Espeto                       Leo DeLyon         Lima Duarte
Gênio                       Leo DeLyon         Older Cazarré



F  I  M

Nenhum comentário:

Postar um comentário