terça-feira, 22 de setembro de 2015

GIBIS ANTIGOS (CLASSIC COMICS) - AÍ MOCINHO Nº 43 BAT MASTERSON - 1961 EBAL (VERSÃO EM PORTUGUÊS)


AÍ MOCINHO Nº 43 BAT MASTERSON - 1961 EBAL / Esta edição trás um herói do faroeste diferente, da televisão para os quadrinhos, ou vice-versa? Não importa, tanto nos quadrinhos como na televisão, Bat Masterson arebatou milhões de fãs pelo mundo todo onde foi exibida a série. No ano de 1958, em meio a inúmeras séries de Faroestes produzidas para a televisão pelos estúdios americanos, uma se destacou pelo charme e estilo do personagem, sua chapéu côco e sua bengala, se tornou marca registrada do personagem, obrigando seu ator, a uma viagem pelo mundo para promover a série por onde era exibida. Aqui no Brasil não foi diferente, a série Bat Masterson apresentava a cada semana, uma história diferente das já tradicionais e conhecidas do universo do bang-bang. 



O ator Gene Barry que interpretava o personagem, compareceu no Brasil, no dia 23 de novembro de 1961 onde teve uma bela recepção logo após sua chegada no Aeroporto do Galeão. Ele visitou o Presidente João Goulart, participou de shows no Maracanãzinho, Copacabana Palace e Teatro Record, a multidão para querer vê-lo era imensa, afinal a visita ocorreu justamente em plena fase de sucesso de exibição que ocorria na época através da TV Tupi. Para cada local visitado durante os shows, uma bengala era sorteada ao público para delírio geral dos marmanjos. Nessa época, os censores brasileiros deram trabalho para as emissoras de televisão por onde a série fosse exibida ou reapresentada, por considerarem a bengala, um símbolo fálico, dá prá acreditar?! 


A série Bat Masterson teve 3 anos de produção, e 108 episódios filmados em preto e branco. Bat Masterson foi dublado pelo saudoso Murilo Nery. Se você não sabe, Bat Masterson existiu realmente e seu nome verdadeiro era Bartholomew Masterson, nascido em 1853 em Quebec, no Canadá. Posteriormente ele resolveu mudar de nome, passando a se chamar William Barkley Masterson ele era um homem da lei, um agente de Wyatt Earp, outra lenda do velho oeste, e que se tornou série de TV também, na pele do ator Hugh O’Brien no ano de 1955 e exibida pela Rede ABC. Bat Masterson na vida real, foi caçador de Búfalos, delegado de fronteira, delegado federal, jogador, batedor do exército e acreditem, colunista e editor de esportes de um jornal de Nova York! Entre a realidade e a ficção, Bat Masterson era um lendário homem da lei do século XIX, que usava roupas finas, bengala, chapéu e uma típica gravata sulista. Era um talentoso jogador de pôquer e um perfeito cavalheiro com as mulheres. Por ser “diferente” dos demais, era sempre visto com maus olhos pelos pistoleiros e arruaceiros da região, que zombavam de seu estilo "almofadinha". 


A série teve várias locações, suas filmagens ocorreram em Bronson Canyon, e Griffith Park em Los Angeles e Califórnia, Corriganville e Simi Valley na Califórnia, além do Paramount Ranch e ZIV Studios, companhia que produziu a série. A canção tema da série, foi um grande sucesso por aqui, e teve uma versão brasileira composta por Edson Borges e imortalizada em 1962 na voz de Carlos Gonzaga, lançada em compacto duplo (Bat Masterson / Fumaça e Diabinho / Não Quero Mais) pela gravadora RCA Victor.  Carlos Gonzaga começou a carreira cantando boleros e guarânias, e foi somente no inicio dos anos 50 que veio a alterar o gênero musical para o “Rock’n roll”. Em 1963 e com 81 episódios de uma hora, Gene Barry veio ainda a protagonizar o “rei” dos Detetives na série “A Lei de Burke” ou “Inspetor Burke”, que voltou com roupagem nova em 1994 através do produtor Aaron Spelling e trazendo novamente o ator no papel principal, de cabelos grisalhos. 


Gene Barry nasceu Eugene Klass em 14 de junho de 1919, e após tantos anos e nas muitas participações em séries, teleséries e filmes de Cinema, é quase impossível não se lembrar da imagem dele na pele de Bat Masterson ou no clássico “A Guerra dos Mundos” de 1953 como o Dr. Clayton Forrester. Bat Masterson é outra grande série de Faroeste esquecida pelos programadores de TV aberta. O canal MGM há pouco mais de 10 anos voltou a exibir a série com legendas em Português na cor branca durante as manhãs dos dias da semana.  “No velho oeste ele nasceu, e entre bravos se criou, seu nome em lenda se tornou....Bat Masterson, Bat Masterson....”



F  I  M