domingo, 8 de março de 2015

SÉRIES ANTIGAS DA TV - BEN, O URSO AMIGO (GENTLE BEN) 1967



BEN, O URSO AMIGO (GENTLE BEN) - Uma produção de 1967, com 56 episódios de 25 minutos de duração, permanecendo até 1969, em duas temporadas. Em 1968, uma pesquisa de mercado demonstrou nos Estados Unidos, que além dos Faroestes da Tv, as crianças e os animais, são o grande chamariz de audiência. Rin-Tin-Tin, a macaca Chita, o cavalo Fury, Lassie, a égua da série Minha Amiga Flicka, Flipper, o cavalo falante Mr. Ed, o elefante Maya, e outros clássicos filmes e seriados entre a amizade de crianças com animais na série Disneylândia, subiram ao nível dos grandes astros de Hollywood tanto no Cinema como na Tv. 


A mais recente série filmada para a televisão em 1968 conforme material de época, emprega mais uma vez, essa fórmula mágica, um menino e um urso cuja participação em alguns episódios, é mínima; porém possuem um grande relacionamento afetivo. Ben, o Urso Amigo é estrelado pelo menino Clint Howard, Dennis Weaver (o Pai), e Beth Brickell (a Mãe). A estória é simples, o urso é amigo da família, e principalmente do menino, o Pai é guarda de uma reserva florestal, e há sempre bandidos querendo devastar a reserva, ou alguma tormenta ameaçando o lugar, crianças perdidas no meio da mata, enfim; cenas de um cotidiano para que o personagem da série, possa aparecer de alguma forma em meio a essas confusões, e através de cada roteiro, estar em companhia do garoto e salvar as vítimas ou afugentar os bandidos do local. 


 As estáticas de audiência demonstraram naqueles anos, que se ele é o urso amigo, também poder ser considerado o amigo urso dos programas de mesmo horário na concorrência. A novela O Terceiro Pecado, o seriado nacional Águias de Fogo, ou até mesmo A Hora da Buzina, e também outra série de selvas, Daktari, perdiam feio para a série Ben, o Urso Amigo. Aqui no Brasil por volta de 1968, estreou no programa infantil Zás-Trás, da TV Paulista/Globo. Mas foi na década de 1970 que a série foi muito exibida nas emissoras brasileiras, pela TV Tupi em 1977 por exemplo, exibia em horários como 15h30, e também às 12h. Já em 1978, chegou a ser exibida às 11h. Tv Record também não deixou para trás, assim como 1979, a série foi reprisada pela TVS do Rio de Janeiro no início das noites, e no ano seguinte, 1980, durante as tardes.




A história se passa numa reserva florestal onde vivem o garoto Mark Wedloe (Clint Howard) e seus pais Tom Wedloe (Dennis Weaver) e Ellen (Beth Brickell), que são responsáveis pela reserva. Certo dia, Mark, ao explorar o local, repara num bebê urso sendo levado por um caçador que havia matado sua mãe. Meses depois, quando o caçador resolve dar um fim ao filhote, Mark convence o seu pai, Tom, a comprá-lo por 650 libras. Dessa forma, tem inicio a amizade entre o urso Ben, e um garoto que passam a viver juntos as mais diversas aventuras do cotidiano em um parque florestal.

 
F  I  M

Nenhum comentário:

Postar um comentário