domingo, 29 de março de 2015

ÁLBUM DE FIGURINHAS (STICKER ALBUM) COMPLETO - GALERIA DISNEY 1976 / EDITORA ABRIL


GALERIA DISNEY (ÁLBUM DE FIGURINHAS / 1976) - Os primeiros álbuns de figurinhas no Brasil, chegaram na década de 40, trazendo jogadores de futebol basicamente. Entre a molecada, colecionar a foto de seus ídolos virou mania nacional, principalmente entre os meninos. Foi nessa época que nasceram termos que, ainda hoje, fazem parte do nosso vocabulário, insinuando ou fazendo uma analogia ao termo, como “figurinha difícil” (algo árduo e trabalhoso) e “trocar figurinha” (conversar). Nos anos 60, surgiram as figurinhas carimbadas que podiam ser trocadas por prêmios, e consequentemente, havia uma quantidade impressa, extremamente reduzida, objetivando a dificuldade para ganhar o prêmio. Alguns álbuns davam prêmios a cada página completada. Abrir um pacotinho era uma emoção. 





Os prêmios acabaram proibidos depois de denúncias de que as empresas simplesmente não imprimiam algumas figurinhas para se completar e receber o dito cujo. Para as repetidas, a solução era trocar com os amigos ou jogar bafo (bater figurinha no chão, ou em algo plano, onde quantas você virasse, você as pegava para a coleção, e aí era a vez do outro coleguinha). Em 1976, surgiram as figurinhas autocolantes, o que aumentou muito as vendas. Muita gente decorava cadernos, agendas e estojos, deixando os álbuns vazios. 

 


 
Outra razão do sucesso foi o fato de atrair a atenção de meninos, meninas e adultos. Em 1976, a Editora Abril colocava nas bancas de todo o país, o álbum Galeria Disney, uma edição de capa branca, com 256 figurinhas auto-colantes que na época era a grande novidade, não precisa de cola, e ainda mais sendo o álbum que era (da Disney), o que foi muito popular entre a garotada da época. Como o próprio nome do álbum já diz, com uma galeria imensa dos famosos personagens da Disney, as figurinhas deste hit editorial, eram disputadas a tapa. 






Anos depois, inspirada pela grande vendagem desse álbum, a mesma Editora Abril, resolveu lançar uma segunda edição com capa vermelha. Desta vez, foram 252 figurinhas auto-colantes que eram basicamente as mesmas do primeiro Galeria Disney, compondo este novo exemplar, ligeiramente repaginado. A velha fórmula daria certo mais uma vez, repetindo o sucesso anterior. 






Do acervo pessoal do TV A LENHA, você já está relembrando nas páginas acima e as que seguem, do primeiro álbum lançado, completo com todos os 256 personagens GALERIA DISNEY 1976.










F  I  M

5 comentários:

  1. Boa tarde a todos.
    Eu tenho 02 albuns desses completos e cuidadosamente guardados ,sem avarias ou amassos e varias figurinhas repetidas intactas ,talvez todas as difíceis da época, inclusive a baleia azul, tenho interesse em vende-los caso alguem se interesse.
    Paz a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto vc está pedindo pelo álbum completo?

      Excluir
    2. Pode me passar o valor pelo whats (11)98448-8845 Valdemir

      Excluir
  2. Bom Dia! eu tenho... envie um email...suelypimentelmaltos@gmail.com

    ResponderExcluir