domingo, 29 de março de 2015

GRAPETTE REFRIGERANTE (GRAPETTE GRAPE SODA)

GRAPETTE REFRIGERANTE - OUÇA O JINGLE DOS ANOS 60 / COMPLETO

(clique no link acima, e ouça o jingle completo na íntegra de GRAPETTE, dos anos 60)

GRAPETTE REFRIGERANTE - A origem dos refrigerantes deve-se a Joseph Pristley, um estudioso inglês que, injetando gás carbônico na água, obteve um determinado tipo de água gaseificada. Após essa descoberta, foram adicionadas misturas com sabores de frutas naturais, gerando diversas fórmulas que, que aos poucos foram se aperfeiçoando, surgindo dessa forma, os primeiros refrigerantes do mundo. Em 1930, o químico americano, Benjamin Tyndle Fooks, elaborou uma fórmula de bebida gaseificada com sabor de uva à qual deu o nome de Grapette. 




 
Benjamin Fooks, desejava um refrigerante de sabor único e inesquecível e que durante anos, estudou na fórmula, testou e trabalhou no aperfeiçoamento de sua preciosidade. Após a segunda Guerra Mundial, Benjamin Fooks, finalmente chegou ao sabor especial que tanto buscava, e Grapette foi um grande sucesso imediato nos Estados Unidos, tendo conquistado uma legião muito grande de consumidores no país. Grapette ficou sendo a marca de um refrigerante com sabor de uva / framboesa, pertencente à "The Grapette Company". 



Curiosidades de GRAPETTE através do mundo:

1930 – A fórmula do Grapette foi elaborada em 1930 por um químico norte-americano em 1930, o químico americano chamado Benjamin Tyndle Fooks elaborou uma fórmula para refrigerante gasoso com sabor de uva, ao qual deu o nome de "Grapette".

1939 – A marca é registrada e o direito autoral do Grapette passa a ser da “Sunset Liquor Company”.

1940 – O refrigerante é nomeado oficialmente como Grapette.

1942 – Um magnata do petróleo adquire o direito de comercializar o Grapette fora dos Estados Unidos. Neste ano, a América Latina começa a conhecer o refrigerante de uva.

1947 – É lançada a Orangette, com sabor de laranja.

1962 – É criada a “Grapette International, Inc.” para lidar com a franchising e as vendas da marca no exterior.

1965 – É criada uma linha com 5 sabores concentrados e congelados para re-venda, incluindo o Grapette.

1970 – A Companhia Grapette é vendida.

1977 – O refrigerante Grapette é comercializado em áreas limitadas, sendo quase extinto.

1998 – O cartaz da Grapette Diet, criado por uma empresa brasileira ganha o prêmio London International Advertiging Awards.

2000 – A “Grapette International, Inc.” re-adquire a marca de refrigerante Grapette.



Curiosidades de GRAPETTE no Brasil:


1948 – O refrigerante Grapette foi lançado no Brasil em 1948 pela então companhia de Refrigerantes Guanabara, tornando-se o primeiro refrigerante com sabor de uva do país.

1953 – É construída uma fábrica em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, que passa a fabricar o refrigerante Grapette e laranjinha, posteriormente a fábrica descontinuou a produção, dando lugar à Fanta Uva e Laranja. A empresa Dore passa a fabricar e distribuir o refrigerante em João Pessoa, Natal e no interior dos dois Estados.

1961 – O grupo Anderson Clayton & Co fundam a GRAPETTE S/A, em São Paulo.

1963 – O slogan "Quem bebe Grapette repete" começa a ser vinculado no país. A fábrica em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul deixa de fabricar o Grapette, dando lugar à Fanta Uva e Laranja.

1973 – A empresa "Saborama Sabores e Concentrados Ltda." passa a ser detentora da marca e formulação do refrigerante em todo o território nacional.

1983 – A banda Blitz, lança a música Betty Frígida, sucesso na época e que faz referência ao refrigerante: (Hey Betty! Vamos tomar um Grapette?) 

1989 – A empresa de refrigerantes Pakera compra 50% da marca no país.

1998 – O cartaz "Canudo", criado pela Artplan para Refrigerantes Pakera / Grapette Diet, ganha o prêmio bronze no “IV Prêmio Promoção Rio”.

1999 – Em São Paulo, o mesmo cartaz do Grapette Diet ganha o prêmio “Anuário de Criação de São Paulo.

2008 – A empresa Riogran consegue exclusividade para revender no estado do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina o Grapette.

2013 - Em Minas Gerais, a Cia Del Rey de refrigerantes começa produzir o refrigerante Grapette em duas versões (Tradicional e Zero).

 
F  I  M