quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

SÉRIES ANTIGAS DA TV - O MUNDO ANIMAL (THE ANIMAL WORLD) 1968 - 1976



 O MUNDO ANIMAL (THE ANIMAL WORLD) - No tempo da Tv a Lenha, quando não tínhamos tv a cabo com "trocentos" canais de televisão, e alguns específicos e dedicados  à vida selvagem, em meados da década de 70, a Rede Globo de Televisão estreava a série de documentários de 30 minutos de duração, O MUNDO ANIMAL, no horário matutino, próximo do almoço, este, que provavelmente foi o precursor de tantos programas posteriores sobre o mundo selvagem. Produzido pelo veterano cineasta e pesquisador da vida selvagem, Bill Burrud, esta série mostra ao telespectador, um olhar mais de perto sobre a vida dos animais selvagens em seus habitats naturais. conversando com o telespectador, Bill dessa forma, o transportava para o seu ambiente, ou vice-versa, como se ele estivesse na sua casa, batendo um papo com você, antes da apresentação das imagens, através de uma bem sucedida narrativa. A série teve inicio em 1968, culminando com seu término, em 1976 e um saldo extremamente positivo, sendo sucesso em audiência por onde foi exibida. Aqui no Brasil, não foi diferente, foi o dublador carioca Luiz Motta que emprestou sua voz para a narração brasileira de Bill Burrud. Luís Motta nasceu em 1935 na Bahia. Começou a carreira como ator. Na dublagem entrou no final dos anos de 1950. Passou por todas as principais empresas de dublagem do Rio, como Tv Cinesom, Riosom, Herbert Richers, Telecine, Delart, entre outras. Como narrador e diretor de dublagem, iniciou na empresa Riosom, no início dos anos de 1960, e também dirigiu em outras casas. Tenho poucos episódios no acervo, mas felizmente, preservados com a dublagem maravilhosa da época. FIM


O MUNDO ANIMAL - TRECHO DUBLAGEM ANTIGA 

(clique no link acima, e assista um trecho de um episódio do acervo com a dublagem clássica!)

5 comentários:

  1. Eu sempre pensei que o dublador fosse o Darcy Pedrosa. ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá! Obrigado pelas informações desta maravilhosa série! Eu gostaria de saber o nome do tema musical de abertura e onde posso encontrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o nome da música não sei , mas no YouTube vc encontra a abertura oficial com a musica

      Excluir
  3. Chegava do trampo para o almoço, já encontrava meu pai no sofá para assistir. Como caçador que foi, sempre dizia, que ele fez no passado e lágrimas desciam no rosto. Essa série me fez admirar o mundo animal.

    ResponderExcluir