domingo, 4 de novembro de 2018

GIBIS ANTIGOS (CLASSIC COMICS / HISTORIETAS VIEJAS) - ALMANAQUE AVENTURA - OS BANANA SPLITS (THE BANANA SPLITS ADVENTURE HOUR) Nº 01 - FEV / 1972 - EMPRESA GRÁFICA O CRUZEIRO / HANNA-BARBERA


ALMANAQUE AVENTURA - OS BANANA SPLITS (THE BANANA SPLITS ADVENTURE HOUR) Nº 01 - FEV / 1972 - EMPRESA GRÁFICA O CRUZEIRO / No mês de Fevereiro de 1972, a Editora O Cruzeiro após perceber o sucesso de vendas das publicações dos personagens do estúdio Hanna-Barbera no Brasil, resolveu lançar a edição nº 01 do Almanaque dos Banana Splits, um show live-action de seres humanos dentro de fantasias de 4 animais psicodélicos e seguindo a onda do tudo extremamente colorido e extravagante! Produzido para a televisão, o show foi um sucesso entre 1968 e 1970, trazendo nesses 60 minutos de duração, clipes musicais com os 4 Bananas e suas canções pop/rock, piadinhas entre eles, desafios e passatempos animados no set de filmagem, além de desenhos animados (Os Cavaleiros da Arábia, Os 3 Mosqueteiros, Micro Aventuras) que se tornaram cultuados pelo público infanto-juvenil, e seriado de aventura eletrizante (A Ilha do Perigo)! Uma curiosidade interessante, é de que a primeira temporada foi dirigida pelo então desconhecido Richard Donner, que posteriormente no Cinema, se tornou um dos grandes diretores de filmes de ação e aventura. Quem ou o que são eles? Pois bem, o cão da raça beagle, é "Fleegle", o guitarrista e líder do grupo, o gorila "Bingo", o baterista, o leão "Drooper", que usa óculos e é o baixista, e o elefante mudo de cor púrpura e rosa, Snorky, o tecladista. No Brasil, a dublagem ficou a cargo do estúdio Tv Cinesom, marcando época novamente aos fãs que se recordam com carinho, daquelas vozes inesquecíveis nas tardes de sábado pela Tv Bandeirantes em 1972, muito embora sua estréia tenha ocorrido na Tv Tupi em 1970. Este almanaque nada mais foi, do que a tentativa de consumar o mesmo sucesso obtido da Tv para os quadrinhos. Com 68 páginas coloridas, para quem aguardava os desenhos da televisão exibidos no programa, transpostos para os quadrinhos, ficou frustrado, mas nem tanto, porque puderam acompanhar, Scooby-Doo com o esquisito nome de "Purunga", A Turma da Gatolândia como "Gatos do Beco", e Corrida Maluca como na televisão, além é claro, de várias aventuras em desenhos, dos 4 Bananas. Acompanhe abaixo, as primeiras páginas de cada história no almanaque.












Recentemente adquiri num leilão, o exemplar da foto acima, e imediatamente resolvi então, investir num processo de restauração, sem perder a qualidade das cores originais e seu brilho psicodélico, conforme você pode ver o ótimo resultado conseguido!

F  I  M

Um comentário:

  1. Comprei este exemplar na época de sua publicação, 1972. Se não me engano uma das Estorinhas foi o primeiro capítulo de Jonny Quest.

    ResponderExcluir