sábado, 1 de outubro de 2016

GIBIS ANTIGOS (CLASSIC COMICS) - MAGUILA, O GORILA (MAGILLA GORILLA) Nº 02 - 1966 EDITORA O CRUZEIRO / HANNA-BARBERA


MAGUILA, O GORILA (MAGILLA GORILLA) Nº 02 - 1966 EDITORA O CRUZEIRO / Uma publicação de 1966, esta edição curiosamente só apresenta histórias com esse simpático Gorila, o que geralmente não ocorre com os demais títulos de Hanna-Barbera, publicados pela Editora O Cruzeiro na época, caso de Zé Colméia, D. Pixote, Manda-Chuva, etc. Na minha opinião, assim como no Show do Maguila, em seu desenho animado, no mesmo programa, mais dois segmentos em desenhos, eram apresentados, Coelho Ricochete e Blau-Blau, e Chumbinho e Bacamarte, sempre de forma intercalada. No desenho da TV, foram produzidos 31 episódios entre 5 e 7 minutos de duração, entre 1964 e 1967. 




Maguila sendo um gorila,  morava na loja de comidas e animais do senhor Peebles, e sempre estava na vitrine fazendo caras e bocas na expectativa de um dia quem sabe, algum louco o levar para casa! De vez em quando ele era comprado por alguém, mas logo em seguida ele sempre acabava sendo devolvido para a loja, devido as atrapalhadas que se metia, geralmente devido a sua imensa força física, além de ser uma "fera" em arrumar confusão! Maguila, apesar do tamanho, tinha um coração enorme, muito bondoso e ingênuo. Somente o Sr. Peebles é que ficava apavorado toda vez que ele era devolvido, porque não era fácil alimentar um gorila daquele tamanho, e os cachos de bananas que ele consumia. 




Embora não seja o desenho animado que aqui se encontra, vale ressaltar a grandiosa dublagem brasileira para esses personagens magníficos e que se tornaram inesquecíveis para nós, pela magia das vozes emprestadas, aliada a cada personagem que víamos na televisão. Neste caso aqui, a dublagem ficou a cargo da AIC-SP (Arte Industrial e Cinematográfica).




DUBLAGEM AIC-SP

- Maguila / dublador original: Allan Melvin (esteve presente em séries como O Show do Andy Griffith, A Família Brady/A Família Fá-Sol-Lá-Si-Dó e Perdidos no Espaço) / dublador brasileiro: Flávio Galvão

- Sr. Peebles / dublador original: Howard Morris / dublador brasileiro: Older Cazarré (1ª voz), José Soares (2ª voz)

- A pequena Oreu (menininha amiga de Maguila):  dublador original: Jean Vander Pyl /  dublador brasileiro: Aliomar de Mattos (1ª voz), Maria Inês (2ª voz)


F  I  M