sexta-feira, 26 de agosto de 2016

REVISTAS, LIVROS E ENCICLOPÉDIAS ANTIGAS (MAGAZINES, BOOKS AND OLD ENCYCLOPEDIAS) - TRÓPICO ENCICLOPÉDIA ILUSTRADA EM CORES (TROPIC ILLUSTRATED ENCYCLOPEDIA COLOR) - 1957 EDITORA MARTINS S.A.


TRÓPICO ENCICLOPÉDIA ILUSTRADA EM CORES (TROPIC ILLUSTRATED ENCYCLOPEDIA COLOR) - 1957 EDITORA MARTINS S.A. / Esta saudosa Enciclopédia Trópico, foi publicada no Brasil pela primeira vez, no ano de 1957 pela Editora Martins S.A, tendo como diretor José Giuseppe Maltese, reunindo inicialmente 10 volumes sobre assuntos gerais. Trópico durante longos anos, esteve presente nos lares brasileiros, nas escolas que a indicavam aos pais, e item obrigatório nas bibliotecas do país. Além do mais, não havia como ficar sem, porque da mesma forma que os antigos vendedores de livros e enciclopédias Barsa, batiam nas portas de nossas casas para vender, com a Trópico naquela época, não foi diferente! Os verbetes nas páginas, são chamados de documentários. Com encadernação em capa dura, cada volume vinha numa cor diferente, por exemplo, este volume VIII, a cor predominante é o vermelho. Talvez seja uma das primeiras a possuir uma abordagem de fácil entendimento do texto, ricamente ilustrada com gravuras e desenhos em todas as páginas. Os tópicos eram atraentes e não eram cansativos, com temas variados como “História da Humanidade”, “História das Religiões”, “Mitologia Grega”, “Mitologia Nórdica”, “Biografias de personagens famosos da nossa história e mundial”, “História dos presidentes do Brasil”, "Animais", "Insetos", "Fauna e Flora", "Comunicação", "Estilos de Arquitetura", "Mitologia Grega", enfim, uma quantidade enorme de temas interessantes. Vale ressaltar de que é apenas uma pequena prévia dos assuntos que ocupavam as páginas do Trópico. Trópico teve várias reedições, com capas diferentes, e quantidade de volumes também, além de fascículos semanais, e quinzenais como qualquer outra publicação de banca, que ao final de cada número significativo de fascículos, mandava-se encadernar.









F  I  M

3 comentários:

  1. MARAVILHOSO, COM CONTEÚDO NOBRE E CULTO COMO SÓ ANTIGAMENTE SE ENCONTRAVA.

    ResponderExcluir
  2. Tenho a Coleção da coedição Gegraf-Maltese, de Giuseppe Maltese, mas não diz o ano, tenho 3 volumes do Trópico Histórico.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por postar!!! Tenho uma completa, com 10 volumes. Gostaria muito de saber qual o ano de lançamento dela, a minha é aquela vermelha com gravuras em relevo. Pelo que pesquisei é provavelmente do início dos anos 60.

    ResponderExcluir