segunda-feira, 22 de agosto de 2016

RARIDADE!!! REVISTAS ANTIGAS (OLD / CLASSIC MAGAZINES) - REVISTA MIRANTE Nº 11 - JANEIRO DE 1958 / PIRACICABA-SP - RARIDADE!!!


RARIDADE!!! / REVISTA MIRANTE Nº 11 - JANEIRO DE 1958 / PIRACICABA-SP - Uma verdadeira raridade esta postagem, diretamente de Piracicaba para o mundo, uma publicação mensal que teve inicio em março de 1957, permanecendo por 54 edições de 38 páginas internas em preto e branco, alternando em suas capas, a famosa combinação "bicolor", que trazia a cada edição, cores principais como o azul desta edição, verde, vermelho, etc. Sem dúvida alguma, foi a primeira revista piracicabana totalmente voltada para a cidade de Piracicaba, com matérias de esporte (XV de Novembro era presença garantida em quase todas as edições), dos Clubes Recreativos, pessoas da sociedade, entrevistas com as "beldades" da cidade na época, contos, coluna social trazendo os grandes eventos da época, poesias, e propagandas publicitárias que hoje em dia, nos remetem ao túnel do tempo, passatempos e curiosidades do rádio nacional, que vem da língua tupi e significa "o lugar onde o peixe para", através da junção dos termos pirá ("peixe"), syk ("parar") e aba ("lugar"). É uma referência às quedas do Rio Piracicaba, que bloqueiam a migração (Piracema) dos peixes. A Revista Mirante foi o ponto de partida para a segmentação do ramo de revistas da cidade, transformando num grande sucesso na época de seu lançamento, era disputada nas bancas de jornais e revistas, e não podia faltar o comentário na roda de amigos no Mercadão da cidade, no salão de barbeiro, nas praças e supermercados, quando uma nova edição chegava às bancas, a correria era grande para saber quem era a garota da capa do mês, e quem eram as pessoas que estavam presentes nas páginas da revista. A qualidade gráfica não ficava devendo nada aos grandes títulos que circulavam no país, como a Scena Muda, Fon-Fon, Revista do rádio, Radiolândia, Careta, etc. Editada por Piracicaba Publicidade, a tiragem da época era de 5.000 exemplares! Com seu conteúdo informativo e totalmente de interesse público, grandes nomes da cidade como João Chiarini, Lino Vitti, Paes Leme, Cecilio Elias Netto, Francisco B. Libardi, etc. Os responsáveis pela publicação, lançamento e sucesso da Revista Mirante, são: Wagner, Romani & Kraide.





Redator Chefe - Joaquim do Marco
Diretor Comercial - Arlindo José Romani
Diretor Artístico - Renato Wagner (pioneiro na iniciativa, publicitário na época e artista plástico)
Diretor de Relações Públicas - Fued Helou Kraide
Departamento de Publicidade - Arlindo José Romani
Hélio Furlan, Walter Gonçalves....e Colaboradores Diversos durante seus quatro anos e meio de vida de seus exemplares.
Fotógrafos: Cícero Correa dos Santos, José Cantarelli, Ary Lacorte, Idálio Filetti





Piracicaba é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo, cuja área, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de 1378 km², sendo que 31,5 km² constituem a zona urbana e os 1346,5 km² restantes fazem parte da zona rural. Encontra-se a uma distância de 164 quilômetros a noroeste da capital paulista. Limita-se com: Saltinho, Laranjal Paulista, Rio das Pedras e Tietê (a sul); Santa Bárbara d'Oeste e Capivari (sudeste); Limeira e Iracemápolis (leste); Rio Claro (nordeste); São Pedro, Charqueada e Ipeúna (norte); Santa Maria da Serra (noroeste); Anhembi (oeste); e Conchas (sudoeste). 









Nenhum comentário:

Postar um comentário