domingo, 28 de agosto de 2016

ABBA - A HISTÓRIA E AS 2 ÚLTIMAS CANÇÕES AO VIVO ANTES DA SEPARAÇÃO / 1982 (ABBA - THE HISTORY AND THE 2 LAST SONGS LIVE BEFORE THE SEPARATION / 1982)


ATENÇÃO: CLIQUE NO LINK TEXTO ABAIXO EM AZUL CLARO, E ASSISTA A FAIXA HISTÓRICA DA ÚLTIMA GRAVAÇÃO E CANÇÃO (THE DAY BEFORE YOU CAME) CANTADA AO VIVO ANTES DO GRUPO SE SEPARAR! A SEGUNDA MÚSICA É "CASSANDRA". AO FINAL DA MATÉRIA, A LETRA E TRADUÇÃO LIVRE PARA O PORTUGUÊS DA CANÇÃO "THE DAY BEFORE YOU CAME".










ABBA - A HISTÓRIA E AS 2 ÚLTIMAS CANÇÕES AO VIVO ANTES DA SEPARAÇÃO / 1982 / Um dos grupos de maior popularidade na década de 70 na Suécia, além de ter em seu nome, o maior reconhecimento no planeta todo, ao lado de Jesus Cristo, The Beatles, Elvis Presley, Coca-Cola e Pelé. Formado por dois casais (Agnetha e Björn; Anni-Frid e Benny), foi um dos maiores fenômenos do século XX. Nos anos 70 suas músicas ficaram por mais de160 semanas nas paradas da Inglaterra. O ABBA era então o grupo que mais vendia discos no mundo, dizia-se até que era o principal artigo de exportação da Suécia. Eles ficaram mundialmente conhecidos em abril de 1974, quando venceram o concurso Eurovision com a música Waterloo. Tudo começou em junho de 1966 quando Björn Ulvaeus encontrou Benny Andersson pela primeira vez. Bjorn era membro dos Cantores do Hootenanny, um grupo de música popular, enquanto Benny era integrante do Estrelas do Hep, banda pop número 1 da Suécia na época. 





No verão desse ano, os dois grupos foram ao circuito aberto do Folkpark na Suécia. Os cantores do Hootenanny estavam planejando uma festa à noite e convidaram as estrelas do Hep para irem. Björn e Benny logo se encontraram e perceberam que tinham muito em comum e decidiram tentar escrever alguma coisa em dupla. Com a ajuda do pai do Björn, eles transportaram todos os instrumentos para o escritório no meio da noite. O resultado foi uma canção chamada It Isn't que mais tarde foi registrado pelas Estrelas do Hep. As primeiras sementes haviam sido plantadas, sem saberem do futuro que os aguardava. Os dois amigos continuaram a escrever e registrar canções, encorajados pelo dono da companhia de registros e Stig Anderson, que de editor tornou-se o empresário do ABBA. Stig acreditou nas composições e produziu as músicas de Björn e Benny; assegurando a eles que poderiam alcançar o sucesso global mais tarde. O segundo single de Björn e Benny, “Hei Gamle Man!” destacou os vocais de suas respectivas noivas, Agnetha Faltskog e Anni-Frid Lyngstad (Frida). Frida tinha encontrado Benny quando apareceu em um cabaré age na cidade de Malmo no sul da Suécia. 





Agnetha, uma cantora solo bem sucedida desde seu grande início em 1968, encontrou e se apaixonou por Björn, quando os dois apareceram em um especial de TV. O quarteto foi introduzido ao público em novembro de 1970. Essa primeira tentativa infelizmente não foi bem sucedida. Enquanto isso, eles continuavam a  registrar canções e trabalhar em suas carreiras solo. Em julho de 1971, Björn e Agnetha casaram-se; e no outono do mesmo ano Björn e Benny começaram a trabalhar como produtores na companhia de Stig Anderson Polara. Na primavera de 1972 foi decidido tentar o conceito de quarteto outra vez e o primeiro single do Abba foi o "People Need Love". O álbum “Ring Ring” ficou entre os 20 primeiros na Suécia. Diante daquele sucesso os dois pares fizeram um álbum inteiro juntos, embora eles não estivessem seguros de que fariam sucesso. Em 1973 eles participaram do Eurovision com a canção Ring Ring. Na época Agnetha estava grávida de sua filha Linda. Logo após, o grupo Abba chegou em terceiro lugar nas paradas de sucesso na Suécia, e com isso, a confirmação da popularidade deles, tanto que cada um decidiu abandonar sua carreira solo para se dedicar inteiramente ao grupo. Todos concordavam que o nome Björn & Benny, Agnetha & Frida era um nome difícil para ser divulgado. 







Por uma questão de conveniência Stig Anderson referia-se a eles como ABBA uma sigla com as iniciais de seus nomes, respectivamente. ABBA também era o nome de uma fábrica de sardinhas, por isso muitas pessoas fizeram confusão em torno disso. Durante o verão de 1973 o grupo fez turnês pelos folkparks suecos, mas isso foi só até o outono, quando eles começaram a gravação de seu próximo álbum: ABBA.  Em 1974 Björn, Benny e Stig fizeram uma nova tentativa para vencer o Eurovision. O hit escolhido foi Waterloo, que ficou em primeiro lugar entre os calouros suecos. As finais do concurso seriam em Brighton, onde já era permitido cantar em inglês. Foi feita uma versão da música Waterloo em inglês, especialmente para esse concurso. O single Waterloo foi seu primeiro sucesso internacional, alcançando o topo das paradas na Inglaterra, Alemanha Ocidental, Noruega e Bélgica, e ficando entre os 5 primeiros em outros países. Até mesmo os Estados Unidos reconheceram a qualidade e o sucesso instantâneo de Waterloo e a canção ficou em sexto lugar nesse país. Saiu então, o álbum Waterloo. 







O Conjunto ABBA se viu viajando por toda a Europa, aparecendo em incontáveis programas da televisão e rádio. No outono e o inverno de 1974, e o início de 1975, fizeram uma turnê pela Europa e mais a gravação do seu terceiro álbum, somente intitulado ABBA. As músicas “S.O.S”, ficou 18 semanas entre as mais executadas, e I do, I do, I do. ABBA fez enorme sucesso no verão de 1975 na Austrália, onde foi produzido o filme Priscila, a Rainha do Deserto que tinha muitas músicas do grupo como tema. Em 1976 ABBA lançou o single Fernando, que foi muito bem sucedido, como sempre. No mesmo mês eles começaram a gravar o seu novo disco “Arrival”que foi lançado em outubro alcançando primeiro lugar nas paradas de sucesso em toda parte, inclusive nos Estados Unidos. O álbum tinha sido precedido pelo single Dancing Queen, lançado em agosto de 1976 e foi um dos mais vendidos, e ficando número um nas paradas também. O próximo single foi Money, Money, Money. Durante o sucesso dessa canção ABBA esteve se preparando para uma turnê pela Europa e Austrália, que começou em fevereiro de 1977. 







A excursão obteve grande êxito e os shows sempre lotados. Depois o single Knowing Me, Knowing You ficou 5 semanas em primeiro lugar nas paradas. Enquanto estiveram na Austrália, foi produzido ABBA - O filme, que tornou-se um filme de sucesso global em 1978. Voltando para Estolcomo após a excursão, Björn e Benny começam a escrever músicas para o novo disco ABBA - The Album, que foi lançado em dezembro de 1977 nos países nórdicos e em 1978 para o resto do mundo; precedido pelo single “The Name Of  The Game”. Quando este álbum foi lançado na Suécia Agnetha ganhou seu segundo filho, Christian. O segundo single deste álbum foi o “Take a Chance On Me”, que ficou em terceiro lugar nos Estados Unidos. Sucesso após sucesso, o grupo retorna aos estúdios para aproveitar a fase, e preparam outro single. A gravação foi “Summer Night City”, lançado em setembro de 1978. Em outubro deste mesmo ano, Benny e Frida finalmente se casaram. Em janeiro de 1979 o grupo lança “Chiquitita”, que coincidiu com a notícia do divórcio de Björn e Agnetha. Embora foco de muitos boatos do fim do ABBA, eles concordaram que os problemas conjugais não deveriam atrapalhar o relacionamento profissional. 







Em abril de 1979 o álbum “Voulez-Vous” foi lançado ao mesmo tempo que “Does Your Mother Know” destacou Björn como vocalista. No outono de 1979 o grupo faz uma excursão no Canadá, Estados Unidos e Europa, lançando “Gimme! Gimme! Gimme!”. A excursão terminou na Irlanda em novembro, e foi seguido pelo lançamento do single “I Have a Dream”. Inacreditavelmente tudo que o ABBA gravava, transformava-se rapidamente em ouro. Em 1980 começaram a gravar o novo álbum em fevereiro. E em março, saíram para uma excursão final completa, tomando lugar no Japão. Em julho lançaram o single “The Winner Takes It All” que alcançou o primeiro lugar no Reino Unido, Holanda e Bélgica e com certeza é um dos maiores sucessos de ABBA. O próximo sucesso “Super Trouper” foi lançado junto com o álbum de mesmo nome, em novembro de 1980. Neste ano saiu um dado estatístico de que ABBA é um dos grupos de maior sucesso que já existiu, ficando atrás apenas para os Beatles e Elvis Presley. A nova década parecia ser promissora para o ABBA, mas em fevereiro de 1981 Benny e Frida anunciaram o divórcio. O grupo mesmo assim continua a carreira, mas as relações ficam cada vez mais desgastadas e eles cada vez mais cansados. Revistas diziam que Frida e Agnetha se odiavam, mas elas negaram tudo isso. Em dezembro de 1981, “One of Us” é lançado quase simultaneamente com o álbum “The Visitors”. 







Em 1982, foi o último ano de ABBA, eles planejaram gravar um novo álbum, mas lançaram apenas uma coletânea “The First Ten Years” e dois singles “The Day Before You Came e Under Attack”. Mas, com o tempo seus discos já não figuravam entre os 10 mais vendidos, os dias de glória do ABBA haviam terminado. Depois de mais de dez anos gravando juntos, e lançado mais de 19 músicas de sucesso, o ABBA anunciou o fim do grupo. Eles não se viram mais, e dizem não ter mais cantado e ouvido suas músicas. Agnetha continuou em carreira solo, mas seus quatro álbuns não fizeram muito sucesso no exterior. Em 1987 ela resolve se afastar definitivamente do mundo da música e hoje vive praticamente reclusa em um bairro calmo de Estolcomo, sai às vezes para fazer longas caminhadas solitárias. Frida continuou a gravar discos, mas não fez sucesso também. Hoje em dia ela vive na Suíça e trabalha numa campanha de conscientização sobre assuntos ambientais. Björn e Benny continuaram escrevendo para musicais, inclusive o seu novo musical MAMMA MIA. Em 1992 foi lançado o álbum coletânea ABBA GOLD, que obteve uma vendagem impressionante e reuniu as melhores músicas do grupo, que por sua vez em razão do sucesso estrondoso, também saiu em VHS e DVD com os famosos e psicodélicos cenários e figurinos da época (anos 70). Neste mesmo ano eles receberam uma proposta de fazer uma turnê mundial de seis shows após tanto tempo de separação, num valor estimado em cerca de um bilhão de dólares, mas infelizmente recusaram. Este álbum, encontra-se disponível até hoje no mercado, e continua vendendo e atendendo milhares de fãs que ficaram órfãos do grupo, ou  aqueles que curtem uma boa música ou que dançam suas músicas nas baladas que ocorrem nos “Flash Nights” e “Flash Backs” dos clubes noturnos e boates do Brasil que promovem esses momentos “retrô-music”. Com certeza conquistou e conquistará muitas gerações pós-ABBA.







The Day Before You Came

I must have left my house at eight
Because I always do
My train, I'm certain
Left the station just when it was due
I must have read the morning paper
Going into town
And having gotten through the editorial
No doubt I must have frowned
I must have made my desk
Around a quarter after nine
With letters to be read
And heaps of papers waiting to be signed
I must have gone to lunch
At half past twelve or so
The usual place, the usual bunch
And still on top of this
I'm pretty sure it must have rained
The day before you came

I must have lit my seventh
Cigarette at half past two
And at the time I never
Even noticed I was blue
I must have kept on dragging
Through the business of the day
Without really knowing anything
I hid a part of me away
At five I must have left
There's no exception to the rule
A matter of routine
I've done it ever since I finished school
The train back home again
Undoubtedly I must have
Read the evening paper then
Oh yes, I'm sure my life was
Well within its usual frame
The day before you came

I must have opened my front door
At eight o'clock or so
And stopped along the way
To buy some Chinese food to go
I'm sure I had my dinner
Watching something on TV
There's not, I think, a single
Episode of Dallas that I didn't see
I must have gone to bed
Around a quarter after ten
I need a lot of sleep and so
I like to be in bed by then
I must have read a while
The latest one by Marilyn French
Or something in that style
It's funny, but I had no sense
Of living without aim
The day before you came

And turning out the light
I must have yawned and
Cuddled up for yet another night
And rattling on the roof
I must have heard the sound of rain
The day before you came


O Dia Antes De Você Chegar (Vindo)

Eu devo ter saído de minha casa às oito horas da manhã,
porque eu sempre faço isto.
Meu trem, eu tenho certeza,
deixou a estação como sempre fez.
Eu devo ter lido o jornal
quando fui à cidade,
E também o editorial do jornal;
nenhuma dúvida que eu devo ter me chateado.
Eu devo ter arrumado minha escrivaninha
ao redor de meio-dia e quinze.
Tinha muitas cartas para serem lidas
e montões de documentos esperando para serem assinados.
Eu devo ir almoçar
ao meio dia e meia.
No mesmo lugar,
as mesmas pessoas,
E também estou bem seguro que deve ter chovido
No dia antes de você ter vindo.

Eu devo ter acendido meu sétimo
cigarro ao meio dia e meia,
E nesta ocasião eu não
disse que eu estava triste.
Eu devo ter continuado
trabalhando por todo dia,
Sem realmente saber qualquer coisa.
Eu joguei fora uma parte de mim.
Às cinco horas da tarde, eu devo ter partido.
Não há nenhuma exceção à regra.
Isto é minha rotina.
eu fiz isto desde que graduei do colégio.
O trem volta para casa novamente.
Sem dúvida eu devo ter
lido o jornal de novo.
Oh sim, eu estou certo que minha vida estava
bem, uma rotina, a mesma coisa todos os dias.
O dia antes de você ter vindo.

Eu devo ter aberto minha porta da frente
às oito horas da manhã.
Parado
para comprar um pouco de comida chinesa.
Eu estou seguro, jantarei
assistindo algo na televisão.
Não há, eu acho, um único
episódio de Dallas que eu não vi.
Eu devo ter ido para cama
ao redor das dez e quinze da noite.
Eu preciso de muito dormir, e assim
eu gosto de estar na cama cedo.
Eu devo ter lido
o mais recente livro de Marilyn French
ou algum outro livro neste mesmo estilo.
Engraçado, mas eu não percebia
que vivia sem ter um objetivo na vida,
O dia antes de você ter vindo.

E apagando a luz
Eu devo ter bocejado e
adormecido em outra noite triste.
E, com certeza,
fiquei ouvindo o barulho da chuva no telhado.
O dia antes de você ter vindo.





The Day Before You Came (Um Dia Antes de Você Chegar) Lançada originalmente em Outubro de 1982, como a primeira canção do álbum novo do ABBA, o Single The First Ten Years. É uma faixa histórica, pois foi a última gravação do ABBA, embora não fosse seu último single. Depois de 1981, tanto Björn Ulvaeus quanto Benny Andersson levaram algum tempo para escrever um novo material, mas, ao mesmo tempo, eles estavam começando a criar seu primeiro musical ao lado de Tim Rice. Enquanto isso, Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad lentamente começaram suas carreiras solo. Fältskog havia gravado com o vocalista de apoio do ABBA Tomas Ledin a canção "Never Again" (um hit na Europa) e desempenhou um papel de liderança no sueco filme blockbuster 'Raskenstam' enquanto Lyngstad trabalhou com Phil Collins para a produção de seu álbum solo Something's Going On. O grupo voltou a Polar Studios em maio-agosto de 1982, para gravar novas músicas para um sucessor do álbum The Visitors. "The Day Before You Came" foi uma das seis novas músicas que foram gravadas, com apenas duas delas sendo lançadas como singles e duas B-sides. Uma das músicas gravadas, "I Am the City", não veria lançamento internacional até 1993 com ABBA MORE GOLD, enquanto a outra canção, "Just Like That", nunca foi lançada. The Day Before You Came foi digitalmente gravado e mixado em 20 de agosto de 1982, com o título provisório de" Den Lidande Fågeln "(O Pássaro que sofre). Além do vocal principal com Frida (a loira) e uma linha vocal de Lyngstad misturado com o instrumental, os únicos instrumentos presentes na música eram o sintetizador de Andersson, uma bateria eletrônica, a guitarra acústica de Ulvaeus e uma tarola. A música foi considerada a terceira melhor gravação já feita pelo ABBA. Na letra, é referenciada por exemplo a famosa série de televisão Dallas. De acordo com Michael Tretow, engenheiro de som do ABBA de longa data, esta foi a última música do ABBA gravada. Ele chegou a afirmar que o clima sempre descontraído no estúdio tornou-se triste e todo mundo no estúdio sabia que "este era o fim". Nos relançamentos de The Visitors, The Day Before You Came é sempre lançada como uma faixa bônus. O single foi lançado oficialmente em 18 de Outubro de 1982 com outra música nova, "Cassandra", como b-Side. A essa altura, o ABBA já estava experimentando um lento declínio nas vendas no Reino Unido. Assim, o single alcançou a posição n º 32 lá. Mas a gravação do ABBA no entanto, atingiu o top 5 na Bélgica, Finlândia, Alemanha, Holanda, Noruega, Suécia e Suíça. Ela também chegou ao número 5 no Adult Contemporary gráfico no Canadá.


F  I  M