sábado, 12 de março de 2016

JORNAIS ANTIGOS (OLD NEWSPAPERS / PERIODICO / SUPLEMENTO / COMIC STRIP) - OS FLINTSTONES (THE FLINSTONES) BY: GENE HAZELTON / MCNAUGHT SYNDICATE - HANNA-BARBERA


OS FLINSTONES POR: GENE HAZELTON / MCNAUGHT SYNDICATE - HANNA-BARBERA /  No ano de 1961, foi lançada pela primeira vez a versão para os jornais do desenho Os Flintstones, do estúdio Hanna-Barbera. Os mais tradicionais periódicos dominicais, começaram a publicar a família da idade da pedra, alcançando rapidamente uma ótima aceitação do público leitor. Uma criação do animador e desenhista Gene Hazelton (nascido em 3 junho de 1919, e tendo falecido em 6 de abril de 2005 nos Estados Unidos), com distribuição através de McNaught Syndicate, foi possível dar uma vida longa aos personagens nas tiras de jornal, permanecendo até 1988, e inclusive chegaram a ser publicados no Brasil, no "Suplemento Globinho Supercolorido" (um jornalzinho direcionado ao público infantil, que circulou aos domingos no jornal "O Globo", do Rio de Janeiro, a partir do nº 1 em 2 julho de 1972). Inclusive, na foto acima como ilustra a abertura da postagem, postei para vocês, uma dessas tirinhas brasileiras quando foi publicada na edição de 16 de junho de 1974, de O GLOBINHO SUPERCOLORIDO, exemplar pertencente do meu acervo pessoal dessas preciosidades que nos levam para uma máquina do tempo através dessas lembranças de uma época que marcou várias gerações! ESSA EDIÇÃO DE O GLOBINHO, JÁ FOI POSTADA AQUI NO BLOG TV A LENHA! Para se ter uma idéia da importância desse desenhista, Gene Hazelton, chegou a trabalhar  com animação para os estúdios Disney, onde trabalhou com Robert Clampett, fazendo lay-outs e desenhos de personagens da MGM para Hanna-Barbera e Tex Avery. Ele também chegou a produzir comerciais de Tv, sempre voltado em sua área, a animação. ele foi o principal desenhista dos quadrinhos para jornais, entre 1961 e inicio de 1980, onde também deu vida aos matutinos semanais, a outro clássico e querido personagem do estúdio Hanna-Barbera, o Zé Colméia! Ele era o supervisor de tudo, inclusive seu filho na vida real, serviu como base e inspiração na criação do personagem Bam-Bam (Os Flintstones) na série de desenhos para a televisão! Foi dele a idéia da criação de outra família consagrada, só que do futuro, "Os Jetsons". E como uma forma de homenagear esse estúdio que sou apaixonado até hoje, nada melhor que uma seleção de tirinhas originais publicadas em várias épocas, porém, com o charme e traço marcante de Gene Hazelton! 


















F  I  M

3 comentários:

  1. Das páginas dominicais dos Flintstones (desenhadas pelo lendário Gene Hazelton) apresentadas neste tópico, apenas as páginas dominicais de 65, 66, 68 e 70 estão inclusas no blog do nosso amigo HB-fã do Canadá, Yowp-Yowp (http://yowpyowp.blogspot.com).

    ResponderExcluir
  2. Há também tirinhas diárias e páginas dominicais dos Flintstones (desenhadas em sua maioria pelo lendário Gene Hazelton) que estão inclusas no blog do nosso amigo Ger Apeldoorn (que foi roteirista da edição holandesa da revista MAD).
    Aqui está o link do blog dele: http://allthingsger.blogspot.com.
    Aproveite para dar um pulo neste blog!

    ResponderExcluir
  3. E tem outro site supimpa que envolve a tirinha dos Flintstones (desenhada em sua maioria pelo lendário Gene Hazelton), cujo link é o seguinte: http://flintstones.fandom.com/wiki/List_of_comic_strips.
    Aproveite para visita-lo!

    ResponderExcluir