sábado, 13 de fevereiro de 2016

GIBIS ANTIGOS (CLASSIC COMICS / BOOKLETS CHILDREN / FOLLETOS NIÑOS) - COLEÇÃO TELE INFÂNCIA PERNALONGA SE DIVERTE (BUGS BUNNY) Nº 01 - 1967 EDITORIAL BRUGUERA


COLEÇÃO TELE INFÂNCIA PERNALONGA SE DIVERTE Nº 01 - 1967 EDITORIAL BRUGUERA  / Certamente para você que nasceu nos anos 50 e inicio de 1960, a maioria vai se lembrar de uma série de pequenos livrinhos infantis, que a Editora Bruguera (Editorial Bruguera), lançou em 1967 em grandes magazines (os exemplares que tive, foram adquiridos na Lobrás - Lojas Brasileiras) e livrarias da época, era a saudosa e inesquecível COLEÇÃO TELE INFÂNCIA. Esses livrinhos bem simples, eram pequenos o suficiente, para caberem na palma da mão de um adulto, de 7,5 cm x 10 cm, com 258 páginas em preto e branco, o padrão foi sempre o seguinte: página da esquerda texto, página da direita ilustração, trazendo sempre personagens dos desenhos animados da televisão, dos quadrinhos e posteriormente, das séries de televisão também! Mas a grande atração desse livrinho, eram pequenas ilustrações no canto superior direito de todas as páginas, que o leitor ao folhar rapidamente esses 256 (geralmente iniciava na página 5) desenhos, automaticamente através da velocidade das páginas, criava sempre uma animação perfeita  com o desenho publicado, pois havia uma sequência de movimentos em cada uma dessas ilustrações, que permitiam essa garotada, vislumbrarem em suas próprias mãos, seus personagens ganhando vida! Outro ponto favorável ao sucesso dessa modesta, porém, eficiente coleção, foi a presença constante, de grandes conhecidos do público, como Tom e Jerry, Ligeirinho, D. Pixote, Pica-Pau, Zé Colméia, Manda-Chuva, Pernalonga, Frangolino, Chiquinho Gavião, Leão da Montanha, Patinho Duck, etc. Tenho certeza de que após esta postagem, muitos de vocês que estão acompanhando o blog Tv a Lenha, irão se lembrar com carinho dessas edições, porque em algum lugar e parte do seu passado, você foi uma criança, e como tal, impossível que alguém não tenha lhe comprado ou seus pais não tenham lhe dado um único exemplar sequer, quando em seus 7, 8 ou 10 anos de idade....porque eu ainda tenho os meus bem guardados aqui em casa, e por isso mesmo que me recuso a crescer ainda hoje, mesmo sem conhecer a "Terra do Nunca" (Peter Pan)!






CURIOSIDADE: AS EDIÇÕES NºS 3, 15 E 16, são respectivamente O PICA-PAU, PATINHO DUCK E CHOPPER E LEÃO DA MONTANHA, que inexplicavelmente a editora alterou os nomes dos personagens. Vale ressaltar, de que os desenhos animados desses personagens, e os quadrinhos, já eram exibidos na Tv, e publicados nas bancas de jornais e revistas.
F  I  M

Nenhum comentário:

Postar um comentário