quarta-feira, 18 de novembro de 2015

REVISTAS ANTIGAS (OLD / CLASSIC MAGAZINES) - PLANETA Nº 80 - 1979 EDITORA TRÊS


PLANETA Nº 80 - 1979 EDITORA TRÊS / Talvez uma das pioneiras e mais "estranha' publicação da editora nos anos 70, trazendo vasto material sobre Ufologia, Esoterismo, Fenômenos Paranormais, Sociedades Secretas, Ciências Ocultas, Clarividência, e uma porção de assuntos que para aqueles tempos, polêmica no minimo, seria pouco, ainda mais num regime militar, onde os meios de Comunicação era alvo constante da Censura. Planeta foi lançada em 1973, e baseada na Francesa "Planète", criada  por Louis Pauwels e Jacques Bergier, que não teve muito tempo de vida, e a nossa, de 68 páginas formadas de papel jornal, e que durante ao longo dos anos, chegou a ficar com uma gramatura mais grossa, e outras modificações acabaram sendo realizadas para uma adequação através dos anos, afinal, atravessou décadas essa publicação! 





Inclusive com edições especiais e especializadas em um único assunto, onde a Ufologia foi um assunto e tanto durante os anos 70 e 80. Planeta hoje, ainda está no mercado,  mas muito, eu diria, bastante diferente de quando ela surgiu. A linha editorial mudou bastante ao longo do tempo. Faz tempo que não a vejo nas bancas, mas alguns anos atrás, as matérias estavam centradas em temas como meio-ambiente, ou preservação ambiental, com temas mais culturais e abrangentes a todo tipo de leitor. Algum assunto sobre meditação ou espiritualidade, raramente, pelo menos ela se encontrava assim tempos atrás. 





As edições antigas de Planeta, é uma verdadeira viagem no tempo através de assuntos que normalmente anos atrás, não se dialogava numa roda de amigos, ou em casa junto da família, não que fosse um tabu, mas era algo que não havia um hábito, uma regularidade como se lia um jornal diariamente, ou uma revista de fofocas, ou atualidades do mundo. Vale o registro de uma das edições do meu acervo pessoal, felizmente, tenho vários exemplares de recordação de como se publicar algo "diferente", mas de bom gosto, com uma linha editorial muito boa, sem perder sua identidade como eu descrevi algum tempo atrás, quando vi uma edição "nova" de Planeta. Na boa? Fico com a "clássica", e aqui está uma dessas edições! É apenas a minha opinião, na mais pura liberdade de expressão que tenho direito! Vem comigo!






F  I  M

Nenhum comentário:

Postar um comentário