sexta-feira, 13 de novembro de 2015

GIBIS ANTIGOS (CLASSIC COMICS) - MAD Nº 19 - 1976 EDITORA VECCHI (1ª EDIÇÃO / ORIGINAL)


MAD Nº 19 - 1976 EDITORA VECCHI (1ª EDIÇÃO PUBLICADA NO BRASIL) / Esta edição, como já postado no título acima, para mim, é a mais significativa em termos históricos, obviamente por ser a primeira vez que MAD foi publicada no Brasil, após mais de 20 anos de atraso, sendo que nesta primeira edição publicada pela Editora Vecchi, teve um total de 103 exemplares, entre 1974 e 1983. Interessante observar, que pela Editora Vecchi, al´me do título principal da revista, era acrescido de "em português", para o leitor mais desatento, chegar a ver nas bancas, e imaginar ser uma edição americana. creio eu. Digamos que é a série clássica de MAD! Sim, porque após a falência da Vecchi, a Editora Record assumiu a publicação, depois veio a Mythos e por último a Panini em um formatto à mim, desagradável, pequeno demais para o tamanho e proporção do que representa essa revista! 




Quando chegou ao Brasil, já veio no formato "Magazine", tipo as revistas "Veja", "Gente", "Época", etc. A título de informação, Mad foi fundada em 1952, pelo empresário William Gaines e pelo editor Harvey Kurtzman. A revista satirizava e debochava de todos os aspectos da cultura popular americana, incluindo claro, os seriados, desenhos, e os grandes sucessos do Cinema mundial, uma crítica social de humor irreverente, e agressivo também, em várias edições, dependendo do tema abordado. Harvey Kurtzman criou a logomarca da revista, e deu vida a Alfred E. Neuman, o personagem que protagoniza todas as capas da revista, além de desenhar algumas capas, e foi roteirista de grande parte dos textos. 




Curiosidade: Na América, professores recolhiam cópias de MAD se fossem vistas nas mãos dos alunos, que por incitar a delinquência juvenil, fez até com que o FBI chegasse a investigá-la, e o governo chegou a proibir sua publicação. Felizmente, eu tenho as primeiras edições desta revista que marcou época aqui no Brasil também, não somente lá fora, por onde foi publicada, independentemente de suas restrições, polêmicas ou discussões a respeito do que é moral, e o que tem valor referencial dentro da sociedade, seja também em sua casa, junto da família, ou em qualquer local que você estivesse! Vale ressaltar de que quando lançada aqui no Brasil, vivíamos uma ditadura "braba"!!!





F  I  M

Nenhum comentário:

Postar um comentário