terça-feira, 24 de novembro de 2015

GIBIS ANTIGOS (CLASSIC COMICS) - LASSIE Nº 51 (1ª SÉRIE) - 1960 EBAL


LASSIE Nº 51 (1ª SÉRIE) - 1960 EBAL / Uma publicação da saudosa Editora Brasil-América, assim como os exemplares de RIN-TIN-TIN (já postado no blog), LASSIE e outros animais protagonistas de séries produzidas para a televisão, sempre fizeram sucesso junto ao público infanto-juvenil, e as publicações em quadrinhos não poderiam ser diferentes também. Num total de 80 edições entre o mês de maio de 1956, e novembro de 1963, mensalmente nas bancas de jornais do país, lá estava Lassie, com suas histórias de aventuras. Houve uma tentativa de se publicar uma 2ª série, porém, apenas 7 edições foram publicadas entre março de 1975 e setembro, ambas as séries com páginas em preto e branco, de 36 páginas. Lassie estrelou vários filmes de Cinema, e ótimas séries para a televisão, sendo que na Tv, teve inicio em 1954, através da Rede NBC, onde teve cinco diferentes formatos. 


A primeira formação aconteceu entre 1954 a 1957, onde as aventuras eram centradas num garoto de 11 anos, que vivia numa pequena fazenda, fora da cidade de Calverton, juntamente com sua mãe viúva e seu avô. A amizade entre Lassie e Jeff tem início após a morte de seu vizinho, quando Jeff herda um cachorro da raça Collie, fêmea, a qual passa a chamá-la de Lassie. A segunda produção, tem início em 1957, quando o avô de Jeff, morre repentinamente. Diante das circunstâncias e não tendo como cuidar corretamente da fazenda, a mãe de Jeff vende a fazenda e se mudam para refazer suas vidas. Como eles não conseguem levar Lassie com eles, Jeff resolve deixar o cão sob os cuidados de Paul e Ruth Martin, os novos donos da fazenda, com a promessa que ele seja bem cuidado. Paul e Ruth não tinham filhos, por isso adotam um garoto chamado Timmy, que passa a ser o novo amigo de Lassie e a viver com ele várias outras aventuras, que duram até 1964. 


Na terceira formação, Paul e Ruth Martin, vendem a fazenda e se mudam para a Austrália e novamente na impossibilidade de levar Lassie com eles, devido às leis de quarentena daquele país, deixam-no sob os cuidados de um velho amigo ancião chamado Cully. Certo dia, porém, o velho Cully começa a passar mal, devido a um problema cardíaco e sua idade. Lassie sai a procura de ajuda e consegue trazer um guarda florestal chamado Corey Stuart para socorrer o velho amigo. Cully consegue melhorar, mas devido a sua idade e problemas de saúde, deixa Lassie aos cuidados de Corey. Lassie passa então a ajudar o seu novo amigo a proteger as florestas, ajudando os animais e seres humanos em dificuldades. Esta formação durou de 1964 até 1968. Na nova formação, que seria a quarta, Lassie não tem nenhum amigo em especial e suas aventuras são apresentadas de forma independente, ajudando as pessoas em dificuldades, ao vagar por vários locais da Califórnia. 

As aventuras de Lassie desse período, se estendeu entre 1968 e 1972. Em 1972, Lassie passa a se fixar numa fazenda onde se torna amigo de Keith Holden e suas aventuras giram ao redor dessa fazenda. Essa é considerada como a quinta formação de Lassie que durou até 1974, quando a NBC, resolveu encerrar a produção da série, depois de 588 episódios. Lassie é baseada na obra criada pelo autor anglo-britânico Eric Knight, publicado como conto em 1938, e depois como um livro em 1940. Mais tarde, em 1943, o livro foi adaptado para o cinema com o título de A FORÇA DO CORAÇÃO aqui no Brasil, "Lassie Come Home", produzido pela MGM, em cores, onde narrava a história de um cachorro pertencente a um garoto muito pobre, mas devido às dificuldades financeiras, o mesmo é vendido a um nobre muito rico, mas o cão foge e tenta retornar ao seu velho lar. 


O filme foi adaptado por Hugo Butler baseado na novela original de mesmo nome, dirigido por Fred M. Wilcox e interpretados entre outros por Roddy McDowall, Donald Crisp, Edmund Gwenn, Elsa Lanchester e Elizabeth Taylor, quando ainda era muito jovem. O filme fez tanto sucesso no cinema e também na Televisão em exaustivas exibições, que à partir daí, foi inevitável criar várias sequências para o cinema, as séries de tv,  programas de rádio, livros, quadrinhos e o desenho animado produzido pelo estúdio Filmation, intitulado no Brasil, de "Lassie Socorro" (Lassie's Rescue Rangers).



F  I  M

Nenhum comentário:

Postar um comentário