segunda-feira, 19 de outubro de 2015

GIBIS ANTIGOS (CLASSIC COMICS) - ALMANAQUE ZORRO (THE LONE RANGER) PARA 1963 / EBAL


ALMANAQUE ZORRO - 1963 EBAL / Num total de 20 almanaques lançados pela Ebal, entre 1960 e 1978, este é para 1963, sempre ou no minimo, com 100 páginas, e no Natal ou Ano-Novo, como forma de causar surpresa e presentear o leitor todos os finais de ano, cuja expectativa aumentava, pois era sabido que uma edição especial seria publicada! De todas as publicações lançadas pela Editora Brasil-América, a saudosa EBAL, certamente ao lado de Batman, Superman e Tarzan, Zorro permaneceu durante anos com seus exemplares ainda hoje, valendo um bom dinheiro no mercado de coleção. 




O Cavaleiro Solitário e seu fiel amigo Tonto, da tribo Navajo, a cada exemplar que saía nas bancas de jornais do país, era garantia de venda certa, tendo como alvo principal, o público masculino, que sempre sempre prestigiou os heróis mascarados. Vamos aos números de exemplares?  Na 1ª série, que teve inicio em março de 1954, foram publicadas, 100 edições com histórias em preto e branco, indo até junho de 1962. Na 2ª série, 100 edições também em preto e branco, entre julho de 1962, à agosto de 1970. Uma 3ª série foi lançada com 79 edições, tendo inicio em setembro de 1970, até à março de 1977, e novamente em preto e branco, e até essas três séries, em formato americano. Uma 4ª série em formato médio, foi lançada trazendo as histórias em preto e branco, com 33 edições, entre abril de 1977 à dezembro de 1979, e notem de que não houve um intervalo de tempo entre essas publicações. 



Vale lembrar também, de que assim como acontecia com outros títulos "nobres", entre fevereiro de 1970, à maio de 1976, paralelamente às edições normais em preto e branco,  foram publicadas, 61 edições especiais em cores do Zorro, o que foi uma tremenda revolução para a galera que curtia o personagem, pois o público leitor, ainda não havia tido contato com suas histórias nessa fase colorida, com exceção das capas, ou os episódios da série de Tv, isso, quando foram reprisados na metade dos anos 70, em cores! Quando o leitor antigo, e os novos que já estavam o acompanhando em suas aventuras, achando que talvez não fossem mais encontrar exemplares do Zorro, e após um período de 2 meses, chega às bancas, a 5ª série do herói, em formato médio, e com histórias em preto e branco, porém, somente em 10 edições, e com o título de "O Livro do Zorro", em março de 1980, até dezembro de 1980. 



Em junho de 1976, à fevereiro de 1984, houve também, a publicação de Zorro, no chamado formatinho (tipo gibi), e 75 edições foram publicadas em cores também. E praticamente chegando em sua fase final pela EBAL, chega às bancas numa tentativa de recuperar o título, e no formato original, a 8ª série, mas que infelizmente durou apenas 4 edições, de abril de 1984, à julho do mesmo ano. Curiosamente, a editora contou como "série", as edições especiais em cores (embora não tenha saído publicado no canto superior esquerdo da capa, como era de costume), e também, Zorro em formatinho, como 6ª e 7ª série respectivamente. Além de algumas edições extras ou especiais,, mas sem uma periodicidade.




F  I  M

Nenhum comentário:

Postar um comentário