segunda-feira, 12 de outubro de 2015

DESENHOS CLÁSSICOS DA TV (CLASSIC CARTOONS) - OS 3 ESPACIAIS OU VISITANTES DO ESPAÇO (THE AMAZING THREE / W3 / Wonder 3 / ワンダー3 Wandā Surī / LOS TRES ESPACIALES) 1965 OSAMU TEZUKA


ATENÇÃO - NO FINAL DA MATÉRIA, ASSISTA A UM TRECHO DO ÚNICO EPISÓDIO EXISTENTE NO BRASIL, COM A DUBLAGEM CLÁSSICA PRESERVADA, TELECINADO DE PELÍCULA DE ROLO DE 16MM!

Os Três Espaciais – Esse desenho também chamado de “Visitantes do Espaço”, é uma produção de 1965 e mais um clássico japonês raríssimo exibido no Brasil uma única vez no ano de 1969 pela TV Bandeirantes, canal 13 de São Paulo (ao contrário de algumas informações dizendo ser a TV Tupi, a emissora que exibiu) por volta das 18h50m às quintas-feiras. Essa informação até a presente data, é a oficial, prestada por um ex-funcionário da TV Bandeirantes e ex-morador daqui da cidade de Piracicaba, o qual tive o prazer de conhecê-lo, muito embora às vezes, seja alheio a todos os assuntos relacionados da época. Mesmo tendo uma coleção de seriados e desenhos ao longo desses anos, de busca e resgate, fiquei maravilhado com algumas pérolas exibidas em Projetor Bell & Howell 385 de 16mm (o famoso BH) em sua residência.



 Uma criação do mago dos animes japoneses, Osamu Tezuka, o desenho “Os 3 Espaciais” conta a história de um grupo de três extraterrestres e agentes especiais que são enviados ao planeta Terra sob as ordens do alto Comando Galático, para investigarem se nosso planeta, é ou não, uma ameaça ao resto da galáxia, em razão das experiências com a Bomba de Hidrogênio, e o desenvolvimento de armas secretas e químicas, o que poderia acarretar em uma futura guerra entre mundos. Em caso afirmativo, a Terra teria de ser destruída. Ao chegarem em nosso planeta, as primeiras formas de vida que eles observam, são um cavalo, um coelho e um pato, que imediatamente são sugados por uma espécie de aspirador embutido na nave espacial, na qual os seres extraterrestres assumem a aparência de cada animal como forma de disfarçar suas identidades. Tomando a forma física de um coelho (Capitã Bokko a.k.a. Bonnie), o cavalo (Nokko a.k.a. Ronnie) e o pato (Agent Pukko a.k.a. Zero). 


Eles conhecem e tornam-se amigos do garoto terrestre, Shinichi Hoshi e com o irmão que é agente secreto, Koichi, acabam combatendo o crime e as ameaças que rondam a paz universal, resolvendo a cada episódio de meia hora de duração, os problemas do mundo. “Os 3 Espaciais” frequentemente enviam relatórios aos seus superiores, informando situações e dados do planeta e dos seres humanos. Existe até um episódio em que o Comando Galático decide pela destruição da Terra, sendo este, o mais emocionante episódio dos 52 que foram produzidos desse desenho que é uma raridade aqui no Brasil. 


É lógico que a Terra não foi destruída, graças aos dois garotos humanos que conseguiram provar aos 3 Espaciais, e estes por sua vez, ao Comando Galático, de que a maioria da população do planeta, são formadas por pessoas bondosas e famílias preocupadas na prosperidade e na esperança de uma vida melhor. Os 3 Espaciais alternava nos dias da semana, com Vingadores do Espaço, Ultraman, Ultraseven e Ultra Q, sendo este, o único desenho exibido no inicio de noite na TV Bandeirantes em 1969. Vale ressaltar também, de que os respectivos seriados mencionados aqui, com exceção de “Os 3 Espaciais”, tiveram suas estréias na TV Tupi, Canal 4 de São Paulo, através do programa Clube do Capitão Aza, o qual trouxe ao Brasil pela primeira vez, esses heróis nipônicos. 


CLIQUE NO LINK TÍTULO DO DESENHO ABAIXO, PARA ASSISTIR UM TRECHO DO ÚNICO EPISÓDIO DUBLADO EXISTENTE NO BRASIL, RARIDADE DO ACERVO PESSOAL DE COLEÇÃO!


                           F  I  M