domingo, 6 de setembro de 2015

GIBIS ANTIGOS (CLASSIC COMICS) - TIO PATINHAS (UNCLE SCROOGE) Nº 01 / 1963 EDITORA ABRIL



TIO PATINHAS Nº 01 / 1963 EDITORA ABRIL - RARIDADE! E com vocês, TIO PATINHAS, a primeira publicação no Brasil, com nome próprio desse muquirana tão querido por todos. Com 132 páginas coloridas, além dele, se apresentam em sua revista, clássicos personagens inesquecíveis e que ainda povoam a cabeça de muito marmanjo por aí: Peter Pan, Zorro, Gastão, Mickey, Donald, Lobinho A Dama e o Vagabundo com Banzé, entre outros. Sua primeira aparição em quadrinhos ocorreu em dezembro de 1947. Mas com uma trajetória meteórica, à partir de 1950, foi promovido de personagem secundário a protagonista, com direito a participação em vários especiais de televisão, filmes e videogames. O nome civil de Patinhas, Scrooge McDuck, se baseia no avarento Ebenezer Scrooge, personagem principal do "Conto de Natal" de Charles Dickens. 





Tal como muitos outros habitantes de Patópolis, Tio Patinhas se tornou popular no mundo inteiro, mais ainda na Europa, e tem sido traduzido em inúmeros idiomas. Tio por parte de mãe do personagem já existente Pato Donald, surgiu na HQ em "Natal nas montanhas" ("Christmas on Bear Mountain", de 1947), história escrita e desenhada por Carl Barks. Patinhas era um velho barbudo, de óculos e razoavelmente rico, que andava curvado sobre sua bengala e vivia isolado numa "grande mansão". Na história, ele convida seu sobrinho Donald e sobrinhos netos, Huguinho, Zézinho e Luisinho, para sua cabana nas montanhas, planejando armar um susto e divertir-se com a desgraça dos sobrinhos. 






No Brasil a história foi publicada em "Mickey" nº15 de 1953, "Tio Patinhas" nº 137 de 1976, e outras edições posteriores. O nome de “Tio Patinhas” veio do tradutor Jeronymo Monteiro. Como não dava para conservar o original em inglês, “McScrooge”, ele preferiu fazer uma adaptação do nome utilizado para o personagem na Argentina. Assim, de “Tio Patilludo” ele chegou a “Tio Patinhas”, que no Brasil, ganhou uma legião de fãs infantis, juvenis e adultos!







F  I  M