sábado, 27 de junho de 2015

PROPAGANDAS ANTIGAS / COMERCIAIS ANTIGOS (COMMERCIAL AND CLASSIC ADVERTISEMENTS) - ACHOCOLATADO TODDY


PROPAGANDAS E COMERCIAIS ANTIGOS / ACHOCOLATADO TODDY - Certamente, para quem tem mais de 40 anos, uma frase clássica do Toddy, divulgado em campanhas publicitárias e comerciais de TV, era "Tomou seu Toddy hoje?"....mas essa lembrança gostosa e saborosa, vai além de uma simples mistura de um achocolatado em pó para servir gelado ou quente! Nosso país, foi um dos primeiros a lançar a novidade, e segundo informações, é provável que tenha sido o quarto país do mundo a ter lançado o Toddy! Esse famoso slogan inesquecível que permanece vivo em nossa memória auditiva e visual, foi lançado em 1958, numa campanha publicitária incrível que ao longo dos anos, chegou a ameaçar até mesmo, os refrigerantes famosos do país!  


Nos anos 80, foi a vez da frase "Toddy, sabor que alimenta"; no século 21, os slogans começaram a ganhar prazo de validade muito rapidamente, em 2004, "o chocolate que liga"; em 2007, "só Toddy é Toddy", em 2008, "o sabor da verdade", e em 2013, "Toddy vai causar".....no ano de 1916, a história tem seu inicio com uma das marcas mais conhecidas e consumidas do mercado brasileiro. A família do imigrante espanhol Pedro Erasmo Santiago perdeu toda a plantação de cacau em Porto Rico devido a um furacão que destruiu a ilha. Santiago resolveu imigrar para os Estados Unidos, e em pouco menos de quinze anos, se tornou um empresário do ramo alimentício. Foi quando ele adquiriu os direitos de utilização da marca TODDY para a América do Sul e lançou por volta de 1930, um achocolatado no mercado argentino, onde havia instalado uma fábrica para a produção do achocolatado. 



Ele acabou desenvolvendo, um produto que tinha as características de duas bebidas, a escocesa “Toddy”, muito apreciada no inverno, feita à base de mel, creme de leite, gema de ovo e uísque; e a caribenha “Rum Toddy”, feita com melaço de cana, cacau e rum. O nome TODDY vem do inglês e significa “bebida quente e adocicada”. E assim, foi denominado com a ideia fixa e original, de poder tomar quente. Nem se tinha noção, de que a bebida seria interessante, tomando gelada também, dependendo do clima, e da vontade do consumidor final. No ano de 1933, no dia 15 de março, Santiago recebeu a permissão do Governo Provisório de Getúlio Vargas para comercializar o produto no país, que foi o primeiro achocolatado em pó do mercado brasileiro. Na forma de uma lata contendo uma quantidade do produto, tem inicio, as primeiras divulgações do produto. 


A produção de comerciais para a televisão, com marchinhas de carnaval, foi sucesso absoluto, aviões soltando fumaça, e escrevendo o nome da marca, no céu do Rio de Janeiro, foi uma tremenda inovação para a época! Nos anos posteriores,TODDY conquistou um merecido lugar de destaque nas mesas de café da manhã de milhares de brasileiros, apesar da forte concorrência que sofria de outras marcas, especialmente do NESCAU, produzido pela suíça Nestlé, e que em seu inicio em terras brasileiras, se escrevia Nescao. Nos anos 50 e 60 o produto foi vendido nos Estados Unidos, com um consumo enorme nos famosos drive-in. Na Espanha, Portugal e em outras ilhas do Caribe, Toddy começou a ser produzido também. Até 1962 TODDY era comercializado em latas, cuja abertura era feita com o auxílio de uma espécie de chave. Foi então que a marca revolucionou o segmento, com a chegada dos potes de vidro, com tampa de rosca e disponível em dois tamanhos. 




Com a venda da marca Toddy, para a empresa americana Quaker Oats em 1981, esta resolveu remodelar o produto, promovendo uma grande reformulação da marca e lançar embalagens em plástico, muito mais práticas de manusear, seguras e higiênicas. A grande surpresa mesmo, veio em 1982, com o lançamento do Toddynho, primeiro leite aromatizado (sabor chocolate) em caixinha, pronto para beber, e que logo se transformou em sucesso absoluto junto ao público infanto-juvenil. E como o mercado publicitário, e as grandes empresas estão sempre atentas a tudo que se destaca através do mundo, você já deve ter percebido, de que nos últimos anos, TODDY vem passando por transformações, principalmente após a compra da Quaker Oats pela PepsiCo., em 2001. A linha de produtos da marca foi aumentada consideravelmente nos últimos anos, inclusive com mudança de fórmula, como ocorreu em 2006 com a linha TODDYNHO, que passou a contar em sua composição com o complexo vitamínicoT-Nutre, combinação das vitaminas A, C e ácido fólico com os minerais ferro e zinco e com a quantidade de cálcio presente em um copo de leite. 



A marca TODDY se modernizou acompanhando seus consumidores, introduzindo no mercado novas versões, algumas delas limitadas, e embalagens especiais, como por exemplo, a bebida pronta para beber em embalagem de 1 litro e 250 ml, além da versão light do achocolatado, com 47% menos calorias, entre outros produtos. Em 2009 o produto começou a ser vendido na Austrália, e, em 2010, no mercado chileno. Sempre inovando para se manter atualizada, a marca após lançar o Alfajor Toddy, com o delicioso recheio de mouse de chocolate, em 2012 iniciou a expansão de produtos, com a linha Toddy Snacks que trouxe a combinação do achocolatado com wafer crocante, em duas versões: Toddy Tube, canudos crocantes de wafer com recheio de chocolate cremoso, e Toddy Cone, uma crocante casquinha de wafer, recheada com chocolate. Um dos diferenciais dos novos snacks é a possibilidade de saborear o chocolate com quantidade controlada de calorias, pois cada um possui menos de 180 calorias por porção. 



Em 2013 a marca iniciou o lançamento de uma completa linha de biscoitos. Começou com o lançamento de Toddy Cookie, em cookies, que se diferenciam ainda pela crocância e abundância de chocolate. Depois foi a vez da bolacha Waffer (nos sabores chocolate original e trufado) e Tortinha (sabor chocolate). Em 2014, Toddy firmou parceria com a KFC, rede internacional de alimentação rápida, para o fornecimento de duas sobremesas desenvolvidas exclusivamente para a empresa, o Milk Shake e Avalanche, mix do sorvete KFC com pedaços de TODDY Cookeis. Na verdade, em seus mais de 80 anos no mercado, Toddy superou limites, concorrência e faz parte da história de cada um de nós pelas lembranças agradáveis e momentos únicos de nossa infância e juventude!

F  I  M