sexta-feira, 3 de abril de 2015

SÉRIES ANTIGAS DA TV (CLASSIC TV SHOWS) - OS MONSTROS (THE MUNSTERS) 1964


OS MONSTROS - Uma produção de 1964, com 70 episódios de 25 minutos de duração, a série Os Monstros trata-se de uma deliciosa e horripilante série de comédia com Monstros adoráveis e seu humor inocente. No Brasil, a série foi exibida inicialmente, pela extinta TV Tupi, e rodou praticamente quase todas as emissoras, em diversas épocas e horários diferentes. Na Tv Record, ficou em exibição no horário nobre, e ganhando audiência a cada dia de exibição dos episódios. A última emissora a exibir a série com a dublagem original da Dublasom / Guanabara-RJ, e Herbert Richers, foi a TVS / SBT no final dos anos 80, às 18 horas, numa sessão denominada de Sessão Carrossel.


Embora a ausência da dublagem original crie algo mais que uma simples nostalgia, pelo fato da mesma não só fazer parte de um clássico, como também expor um retrato histórico não só da tv brasileira, como da própria sociedade na época de suas exibições, a redublagem, EU particularmente nem quis ouvir, pela insatisfação que teria nas vozes estranhas e diferentes, das emprestadas a cada personagem durante a fase de ouro da dublagem no Brasil, e que memorizei de tanto ver e rever. Ao ficarem sabendo que a ABC tinha também um projeto similar nas mãos, os executivos da CBS tentaram fazer com que a série iniciasse antes, o que não aconteceu: Os Monstros estrearam nos Estados Unidos seis dias depois da Família Addams, em 24 de setembro de 1964. 


A família Monstro morava no número 1313 da Mockinbird Lane, em Mockinbird Heights (algo como Travessa da Gralhas, no Monte das Gralhas). Um endereço sinistro e que deu muito trabalho aos correios dos Estados Unidos nos anos 60, durante a época de exibição da série. Afinal, foram milhares e milhares de cartas enviadas para o endereço fictício, tendo que serem levadas para a Universal Studios, onde o seriado era produzido. como não poderia ser diferente, o Monstro de Frankenstein tinha que estar presente, na forma de Herman Monstro (Fred Gwynne), natural da Alemanha, era filho de um certo Dr. Frankeinstein; Lily Drácula Monstro (Yvonne De Carlo), era a esposa devotada, porém num estilo bem diferente de Mortícia (de A Familia Addams), pois além de uma morta-viva, era vampira nas horas vagas; Vovô (Al Lewis) era um doce de pessoa de apenas 370 anos, que dormia de ponta cabeça, e quando tinha que sair em debandada, transformava-se num morcego. 


Ele também pensa ser um gênio dos laboratórios, em seu porão abaixo da mansão; o filho do casal era o jovem Edward Wolfgang Monstro (Butch Patrick), conhecido como Eddie, um garoto de 10 anos absolutamente normal se você não reparasse em suas orelhas pontudas, os dentes caninos afiados, a pele esverdeada e o uivo de um Lobisomem; e finalmente, Marilyn (Beverley Owen em 1964 e Pat Priest de 1964 a 1966), sobrinha de Lily, considerada a ovelha negra da família, uma moça loira de olhos verdes, e era extremamente graciosa, porém feia, muito feia na ótica deles, Os Monstros!A mansão é um caso à parte: - Construída em 1940 para um filme, a casa tornou-se símbolo arquitetônico, embora seu interior fosse vazio. Ela foi usada posteriormente em outras produções. Uma delas, recentemente, em "Desperate Housewives". Era onde a personagem Betty Applewhite morava na segunda temporada. 


 A série Os Monstros, se notabilizou por trazer um humor-negro inteligente e às vezes ácido, mas que não dava medo algum, pura diversão apenas. É a famosa sitcom, que satiriza o padrão de vida americano dos anos 1960. Tudo começou de um projeto de uma sátira aos filmes de monstros e programas familiares, quando Allan Burns e Chris Hayward apresentaram sua idéia à Universal. O projeto foi repassado para os roteiristas Norm Liebmann e Ed Haas, que escreveram o piloto, "Love Thy Monster", um curta de 15 minutos filmado em cores para ser apresentado à CBS. No elenco inicial, Phoebe, e não Lili, era interpretada por Joan Marshall, que foi substituída por lembrar Mortiça, de "A Família Addams". No papel de Eddie estava Happy Derman, considerado muito desagradável. Um outro piloto "My Fair Munster" então foi rodado em preto e branco com o novo elenco. Embora as redes já estivessem começando a investir no colorido, optaram pelo preto e branco, pois o custo com efeitos e maquiagem já estava muito alto. 


 A produção foi entregue à dupla Joe Connelly e Bob Mosher, que estabeleceram as regras para a produção, definindo personagens e supervisionando cada roteiro. O alto custo e o tempo gasto na maquiagem, também forçaram a produção de apenas um episódio por semana, ao contrário de outras séries da época. O elenco se reunia na segunda, ensaiava na terça e filmava no restante da semana. Outra limitação era a idade de Butch Patrick, pois a lei exigia que ele dispusesse parte de seu tempo, aos estudos. Finalmente, os egos por vezes atrapalhavam o bom andamento do trabalho, como em toda produção. Depois que os atores se acostumaram a conviver cada um com seus egos, o que eles não gostavam era da maquiagem. Eles precisavam chegar às 6 da manhã no estúdio, indo direto para a cadeira dos maquiadores. Às vezes precisavam retornar à cadeira para retocar. Para Fred Gwynne a transformação era particularmente a mais difícil, pois ainda havia a roupa, que pesava, causando muita dor no corpo. 


Após 13 episódios, Beverly Owen, que nunca esteve satisfeita com o trabalho, finalmente conseguiu abandonar a série. Pat Priest entra,e acaba curtindo demais o novo trabalho, pois o tipo de personagem não lhe exigia muito. No dia 24 de setembro de 1964 entrava no ar, o primeiro episódio da série, denominada “Munster Masquarade” e na semana seguinte, foi apresentado o segundo episódio chamado “My Fair Munster” considerado como um remake dos dois episódios pilotos que nunca chegaram a serem exibidos.  Além dos episódios habituais, no dia 18 de abril de 1965 foi apresentado um capítulo especial de uma hora de duração denominado “Marineland Carnival Starring the Munsters”. Em 1966 um filme denominado “Munster, Go Home!” de 96 minutos de duração foi produzido por Joe Connelly e Bob Mosher, reunindo quase todo o elenco original da série de televisão, com exceção da personagem Marilyn que foi interpretada por Debbie Watson ao invés de Pat Priest. 


O filme foi bem recebido pela crítica especializada e quando lançada no cinema tornou-se um fracasso de bilheteria, mesmo sendo produzida em cores. O filme chegou aos cinemas dos Estados Unidos, em 15 de junho de 1966, distribuído pela Universal Studios e tinha inicio com a leitura de um testamento na mansão da família Monstro, onde eles descobrem que herdaram uma propriedade na Inglaterra, e assim a família segue rumo até lá. Uma vez por lá, ele terão que passar uma noite na mansão para serem dignos de receber a herança, tarefa nada fácil na visão de quem não os quer por lá, mas por outro lado, os vilões terão muito trabalho para fazê-los, pois eles são OS MONSTROS!
 



 ELENCO:

Fred Gwynne - Herman
Yvonne De Carlo - Lily
Al Lewis - Vovô
Beverley Owen- Marilyn (até o episódio 13)
Pat Priest - Marilyn (episódio 14 ao 70)
Butch Patrick - Eddie
1ª Dublagem: DublaSom Guanabara

Narrador de abertura: Milton Rangel
Herman: Milton Rangel
Lilly: Glória Ladany
Vovô: Magalhães Graça
Eddie: Cleonir dos Santos
Marilyn: Carmen Sheila



GUIA DE EPISÓDIOS:

1º ANO (PRIMEIRA TEMPORADA)

1 - Mascarada Monstruosa

2 - Meu Querido Monstro

3 - Passeio Pelo Lado Macio

4 - Dorme, Dorme Monstro

5 - A Malícia de Pike

6 - Monstros em declínio

7 - O Homem de Lata

8 - Herman, o Grande

9 - Bata na Madeira, Aí Vem Charlie

10 - Cigarras de Outono

11 - Um Passeio à Meia-Noite

12 - A Beldade Adormecida

13 - Retrato de Família

14 - Vovô Sai de Casa

15 - O Rival de Herman

16 - Vovô Dá o Grito da Selva

17 - Família de Estrelas

18 - Se um marciano atender, desligue!

19 - O Apelido de Eddie

20 - Morcegos da Mesma Pele

21 - Nadando em dinheiro

22 - Dance comigo, Herman

23 - Agente secreto

24 - Amor Trancado

25 - Volte Pequeno Googie

26 - Fora Monstros!

27 - Um Monstro em Casa

28 - O Grande Astro

29 - Herman, o Esportista

30 - Country Club dos Monstros

31 - Love Comes To Mockingbird Heights

32 - Múmia Monstro

33 - Lily Modelo

34 - Monstro, o Magnífico

35 - Herman's Happy Valle

36 - Hot Rod Herman

37 - Cabide de Empregos

38 - Cuidado, Aí Vem Herman!


2º ANO (SEGUNDA TEMPORADA)

39 - A Psicologia Infantil de Herman

40 - Herman, o Espião

41 - Monstro, o Vaqueiro

42 - Herman, o Fotógrafo

43 - Herman, o Treinador do Ano

44 - Feliz Centenário

45 - Operação Herman

46 - Lily's Star Boarder

47 - Herman, o João-Ninguém

48 - Um Homem Para Marilyn

49 - Herman's Driving Test

50 - O Sucesso Irá Estragar Herman?

51 - Underground Munster

52 - O Tesouro da Colina dos Tortos

53 - A Ofensiva de Paz de Herman

54 - Herman Picks A Winner

55 - Apenas Mais uma Cara Bonita

56 - Conclave de Herman

57 - O Vampiro Mais Bonito do Mundo

58 - A Esposa Perdida do Vovô

59 - A Esmeralda Fregosi

60 - Zombo

61 - Cyrano Monstro

62 - O Músico

63 - O Monstro Pré-Histórico

64 - Uma Visita Para Johann

65 - O Irmão de Eddie

66 - Herman, o Chutador de Pneus

67 - Uma Casa Dividida

68 - Herman's Sorority Caper

69 - O Processo de Herman

70 - Uma Visita da Professora


ANO I

Monster Masquerade
My Fair Monster
Walk On The Mild Side 
Rock-a-Bye Monster
Pike's Pique
Low-Cal Monster
Tin Can Man
Herman The Great
Knock Wood, Here Comes Charley
Autumn Croakus
The Midnight Ride Of Herman Munster
The Sleeping Cutie
Family Portrait
Grandpa Leaves Home
Herman's Rival
Grandpa's Call Of The Wild
All-Star Munster
If A Martian Answers, Hang Up
Eddie's Nickname
Bats Of A Father
Don't Bank on Herman
Dance With Me, Herman
Follow That Munster
Love Locked Out
Come Back Little Googie
Far Out Monsters
Monsters On The Movie
Movie Star Munster
Herman The Rookie
Country Club Munsters
Love Comes To Mockingbird Heights
Mummy Munster
Lily Munster, Girl Model
Monster The Magnificent
Herman's Happy Valley
Hot Rod Herman
Herman's Raise
Yes, Galen, There Is A Herman


ANO II

Herman's Child Psycology
Herman, The Master Spy
Bronco Bustin' Munster
Herman Munster, Shutterbug
Herman, Coach Of The Year
Happy 100th Anniversary
Operation Herman
Lily's Star Boarder
John Doe Munster
A Man For Marilyn
Herman's Driving Test
Success Spoil Munster?
Underground Munster
The Treasure Of Mockingbird Heights
Herman's Peace Offensive
Herman Picks A Winner
Just Another Pretty Face
Heap Big Herman
The Most Beautiful Ghoul In The World
Grandpa's Lost Wife
The Fregosi Emerald
Zombo - Zombo
Cyrano De Munster
The Musician 
Prehistoric Munster
A Visit From Johann
Eddie's Brother
Herman, The Tire Kicker
A House Divided
Herman's Sorority Caper
Herman's Lawsuit
A Visit From The Teacher

F I M

Um comentário:

  1. Muito bom. So seriados e longas antigos sao bons, assim como antigas dblagens.

    ResponderExcluir