sábado, 18 de abril de 2015

SÉRIES ANTIGAS DA TV (CLASSIC TV SHOWS) - O HOMEM DO FUNDO DO MAR (THE MAN FROM ATLANTIS) 1977



Uma produção de 1977, e que nos bastidores das fofocas e histórias, dizem que “O Homem do Fundo do Mar” surgiu do interesse da NBC em adaptar as aventuras de Namor, o Príncipe Submarino, para a TV. O personagem Marvel dos quadrinhos já tinha ganho a sua versão animada produzida em 1966 e exibida em redes regionais. Mas a emissora não conseguiu chegar a um acordo com a Marvel, detentora dos direitos autorais. Por isso, Herbert F. Solow e Mayo Simon foram chamados para criar uma variação do personagem, de forma que pudesse ser produzida sem infringir os direitos da editora. Assim surgiu Mark Harris. 



Buscando testar a audiência, o canal encomendou a produção de um telefilme piloto "The Man From Atlantis", exibido em março de 1977. A receptividade foi boa, o que levou o canal a encomendar mais dois telefilmes, que receberam os títulos de “Os Exploradores da Morte (The Death Scouts)” e “As Esporas Assassinas (Killer Spoilers)”, exibidos no mês de maio do mesmo ano. Novamente a audiência correspondeu as expectativas e, assim, um quarto telefilme foi exibido no mês de junho, com o título de “Os Desaparecidos (The Disapperances)”. Diante de uma ótima receptividade dos quatro telefilmes, de quase 100 min. cada, a NBC encomendou a produção de uma série, com 13 episódios de 45 minutos de duração,  para sua primeira temporada.



Nos Estados Unidos, a série foi cancelada com apenas esses 13 episódios; um fracasso que segundo explicações dos executivos, ocorreu devido aos roteiros fracos. Diferentemente dos EUA, aqui no Brasil a série fez muito sucesso, tendo sua estréia, ocorrida nas tardes de domingo da Tv Globo, e posteriormente, devido ao sucesso, veio o lançamento de um álbum de figurinhas, e histórias em quadrinhos publicadas pela Rio Gráfica Editora (RGE). Na China, foi o 1º programa americano a ser exibido na Tv, alcançando altos índices de audiência. Estrelada por Patrick Duffy pela primeira vez, todos certamente irão se lembrar dele, em um grande sucesso da televisão americana, no papel de Bobby Ewing, na série / novela "DALLAS". 

No Brasil, a série passou pela Rede Globo, nas tardes de domingo. A aventura começa, quando a chefe do Departamento de Pesquisas da Marinha, a Dra. Elizabeth Merrill, atende a um chamado de emergência e quando chega ao local, se depara com um homem quase sem vida na beira da praia, totalmente inconsciente. Ela pede aos enfermeiros que o levem rapidamente ao hospital para atendimento. Todas as tentativas de reanimá-lo fracassam, e após algum tempo, depois de uma análise mais completa no homem, ela fica surpresa com o que seu corpo revela. As mãos daquele homem possuem membranas, ela logo compreende se tratar de um ser que vive nas profundezas do mar. Ao invés de ar, ele precisa de água. Levando-o de volta ao mar, Elizabeth vê aquele misterioso homem recobrar a consciência. Logo ele se torna objeto de estudo do governo.


Tecido braquial no lugar dos pulmões, dedos interligados por membrana, igual a seres marinhos do oceano; Mark não pode ficar mais de 12 horas fora da água, exposto ao sol, sua pele se resseca, sua força é muito superior ao de um ser humano. Sem se lembrar quem é, ele demonstra ter uma incrível capacidade de resistir às altas pressões do mar, além de possuir uma força sobre humana enquanto está debaixo d’água, e fora dela, durante algum tempo, quando começa a se enfraquecer após muito esforço. Um símbolo em seu calção de banho indica talvez de que ele seja o último sobrevivente da cidade perdida de Atlântida! Ele é.........Mark Harris (nome dado pela doutora)...O HOMEM DO FUNDO DO MAR!  



Mark passa a trabalhar para a Fundação de Pesquisas Oceânicas, comandada por C. W. Crawford. Assim, ele e a equipe da Dra. Merrill viajam no submarino Cetáceo, vivendo diversas aventuras no fundo do mar. Entre os telefilmes e os episódios, Mark enfrenta o misterioso Sr. Schubert (Victor Buono), um gênio do mal que tenta convencer o homem-peixe a unir-se a ele em sua luta pela conquista do mundo pelos mares, uma vez de que é fascinado pelo último sobrevivente de Atlântida!

 
Elenco

Patrick Duffy como Mark Harris
Belinda Montgomery é a Doutora Elizabeth Merrill
Victor Buono como Mr. Shubert
Alan Fudge é C.W. Crawford
Robert Lussier como Brent
Anson Downes é Allen
Richard Williams como Jomo
Jean Marie Hon é Jane
J. Victor Lopez como Chuey


TELEFILMES

1.O HOMEM DO FUNDO DO MAR (THE MAN FROM ATLANTIS)
2.OS EXPLORADORES DA MORTE (THE DEATH SCOUTS)
3.AS ESPORAS ASSASSINAS (KILLER SPORES)
4.OS DESPARECIDOS (THE DISAPPEARANCES)



EPISÓDIOS DA ÚNICA TEMPORADA

01 - O DERRETIMENTO (MELT DOWN)
02 - THE MUDWORM
03 - O FALCÃO DO MU (HAWK OF MU)
04 - O GIGANTE
05 - HOMEM OU GUERRA (MAN O'WAR)
06 -  DISPUTA NOS CONFINS (SHOOT OUT AT LAND'S END)
07 - ÁGUA CRISTALINA, MORTE REPENTINA (CRYTAL WATER, SUDDEN DEATH)
08 - A DESCOBERTA (THE NAKED MONTAGUE)
09 - C.W. HYDE
10 - A BUSCA DO TESOURO (SCAVENGER HUNT)
11 - OS DIABINHOS (IMP)
12 - A SEREIA (SIREN)
13 - CARNAVAL MORTAL (DEADLY CARNIVAL)


As 7 capas americanas da HQ de O HOMEM DO FUNDO DO MAR,  pela Dell Publishing







F  I  M

Nenhum comentário:

Postar um comentário