segunda-feira, 16 de março de 2015

GIBIS ANTIGOS (CLASSIC COMICS) - HERÓIS DA TV Nº 01 (HANNA-BARBERA) 1975 EDITORA ABRIL



HERÓIS DA TV / 1975 EDITORA ABRIL / 132 PÁGINAS - Embora a televisão aqui no Brasil, tenha sido inaugurada em 18 de setembro de 1950, o sucesso de alguns personagens mais conhecidos da criançada, já era destaque na telinha, e como uma tremenda novidade, além dos gibis, onde ficaram conhecidos, a gurizada podia ver na telinha, seus heróis em movimento, como se estivessem vivos realmente, casos como Popeye, o Pica-Pau, Recruta Zero entre outros, já eram veiculados nos primórdios da tv brasileira, inclusive, sem dublagens no inicio. 



 ESQUADRILHA ABUTRE OU MÁQUINAS VOADORAS



Mas a grande surpresa ainda estava por vir, heróis e personagens engraçados de um mundo animal, chegaram para divertir e marcar toda uma geração que até nos dias de hoje, se recordam com carinho dos seus heróis preferidos, era a vez do estúdio Hanna-Barbera ditar moda pelo mundo, e aqui no Brasil, não seria diferente mesmo!!! Para quem já conhecia Pepe Legal, Zé Colméia, Leão da Montanha, Dom Pixote, Jambo e Ruivão, Manda-Chuva, etc.; no inicio dos anos 60 e durante todos os anos a seguir, uma invasão de super-heróis e personagens tomaram conta da televisão, de um universo que ainda estava apenas começando, era a vez de Space Ghost, Os Herculóides, Os Impossíveis, Os Banana Splits, Sansão e Golias, Dino Boy, A Turma da Gatolândia, As Aventuras de Gulliver, Scooby-Doo e toda uma galeria imensa de mais de 300 títulos, assim que eram criados e exibidos nas grades de programação das emissoras brasileiras.







Interessante, que esses heróis, ficaram muito tempo sem aparecerem aqui no país, em forma de gibis, deixando uma legião de fãs totalmente órfãos e sem explicações...embora algumas editoras timidamente tenham lançado alguns desses heróis no final dos anos 60 e inicio dos anos 70. Apenas personagens animados como Pepe Legal, Olho Vivo e Faro Fino, Zé Colméia, Os Jetsons, Os Flintstones e outros do mesmo naipe, tinham presença garantida todos os meses nas bancas, durante os anos 60, através da Editora O Cruzeiro, porém, os super-heróis não apareciam, onde estavam eles?! O que aconteceu que eles não deram a "cara" por aqui?! 

 (NOTEM QUE O TÍTULO ACIMA, ESTÁ COMO "SCUBIDU"....MAS TODOS CONHECEM COMO SCOOBY-DOO)







Essa resposta eu não tenho, mas em 1975, a Editora Abril em comemoração aos 25 anos de aniversário, resolveu lançar uma publicação mensal com essa galera toda, era HANNA-BARBERA APRESENTA - HERÓIS DA TV Nº 01, com mais de 130 páginas de pura diversão e aventura! Uma legião de heróis tinha presença garantida todos os meses na bancas, enquanto outros eram apresentados nas páginas de cada mês...a espera acabou, agora podíamos assistir na Tv, e ler e colecionar os gibis! 

 (NA TV, O DESENHO ERA APRESENTADO COMO OS MUZZARELLAS, LEMBRA-SE?)





Atualmente, além de serem raros de se conseguir, até mesmo em sebos especializados no país, custam uma certa quantia para quem encontrar um exemplar desses dando sopa em algum lugar! Não pisque, pegue e compre! Aqui quem dá a dica, é um colecionador, acredite!

 (TAMBÉM CONHECIDO COMO FANTASMINHA LEGAL)




F  I  M

Um comentário:

  1. Realmente deixou saudades essas revistas,e tbm super difícil de encontrar nos dias de hoje. Quem tem possui um tesouro. Personagens extraordinários.

    ResponderExcluir