segunda-feira, 12 de outubro de 2015

DESENHOS CLÁSSICOS DA TV (CLASSIC CARTOONS) - OS 3 ESPACIAIS OU VISITANTES DO ESPAÇO (THE AMAZING THREE / W3 / Wonder 3 / ワンダー3 Wandā Surī / LOS TRES ESPACIALES) 1965 OSAMU TEZUKA


Os Três Espaciais – Esse desenho também chamado de “Visitantes do Espaço”, é uma produção de 1965 e mais um clássico japonês raríssimo exibido no Brasil uma única vez no ano de 1969 pela TV Bandeirantes, canal 13 de São Paulo (ao contrário de algumas informações dizendo ser a TV Tupi, a emissora que exibiu) por volta das 18h50m às quintas-feiras. Essa informação até a presente data, é a oficial, prestada por um ex-funcionário da TV Bandeirantes e ex-morador daqui da cidade de Piracicaba, o qual tive o prazer de conhecê-lo, muito embora às vezes, seja alheio a todos os assuntos relacionados da época. Mesmo tendo uma coleção de seriados e desenhos ao longo desses anos, de busca e resgate, fiquei maravilhado com algumas pérolas exibidas em Projetor Bell & Howell 385 de 16mm (o famoso BH) em sua residência.



 Uma criação do mago dos animes japoneses, Osamu Tezuka, o desenho “Os 3 Espaciais” conta a história de um grupo de três extraterrestres e agentes especiais que são enviados ao planeta Terra sob as ordens do alto Comando Galático, para investigarem se nosso planeta, é ou não, uma ameaça ao resto da galáxia, em razão das experiências com a Bomba de Hidrogênio, e o desenvolvimento de armas secretas e químicas, o que poderia acarretar em uma futura guerra entre mundos. Em caso afirmativo, a Terra teria de ser destruída. Ao chegarem em nosso planeta, as primeiras formas de vida que eles observam, são um cavalo, um coelho e um pato, que imediatamente são sugados por uma espécie de aspirador embutido na nave espacial, na qual os seres extraterrestres assumem a aparência de cada animal como forma de disfarçar suas identidades. Tomando a forma física de um coelho (Capitã Bokko a.k.a. Bonnie), o cavalo (Nokko a.k.a. Ronnie) e o pato (Agent Pukko a.k.a. Zero). 


Eles conhecem e tornam-se amigos do garoto terrestre, Shinichi Hoshi e com o irmão que é agente secreto, Koichi, acabam combatendo o crime e as ameaças que rondam a paz universal, resolvendo a cada episódio de meia hora de duração, os problemas do mundo. “Os 3 Espaciais” frequentemente enviam relatórios aos seus superiores, informando situações e dados do planeta e dos seres humanos. Existe até um episódio em que o Comando Galático decide pela destruição da Terra, sendo este, o mais emocionante episódio dos 52 que foram produzidos desse desenho que é uma raridade aqui no Brasil. 


É lógico que a Terra não foi destruída, graças aos dois garotos humanos que conseguiram provar aos 3 Espaciais, e estes por sua vez, ao Comando Galático, de que a maioria da população do planeta, são formadas por pessoas bondosas e famílias preocupadas na prosperidade e na esperança de uma vida melhor. Os 3 Espaciais alternava nos dias da semana, com Vingadores do Espaço, Ultraman, Ultraseven e Ultra Q, sendo este, o único desenho exibido no inicio de noite na TV Bandeirantes em 1969. Vale ressaltar também, de que os respectivos seriados mencionados aqui, com exceção de “Os 3 Espaciais”, tiveram suas estréias na TV Tupi, Canal 4 de São Paulo, através do programa Clube do Capitão Aza, o qual trouxe ao Brasil pela primeira vez, esses heróis nipônicos. 



                           F  I  M

Nenhum comentário:

Postar um comentário