domingo, 17 de maio de 2015

GIBIS ANTIGOS (CLASSIC COMICS) - FOTOWEST Nº 31 / A SOMBRA DO ZORRO (GHOST OF ZORRO / CLAYTON MOORE - 1949) FOTO-SERIADO 1964


Esta é a edição nº 31 de FOTOWEST, uma publicação da Ediex Editora Editormex Internacional Ltda, de 1964, trazendo para os leitores, um clássico daqueles seriados das matinês de cinema em capítulos semanais exibidos antes do filme principal, e que sempre terminavam com o mocinho ou a mocinha, em momento de grande perigo, e que somente na semana seguinte, o espectador ficaria sabendo da sequência daquela cena...é verdade também, de que nos primórdios do filme seriado, as mulheres sempre estiveram em evidência. 



Naquela que todos consideram como a primeira fita em série “What Happened To Mary?”, produzida pela companhia Edison em 1912, a mocinha Mary Fuller cativava os espectadores no papel de uma órfã, lutando contra mil e um problemas....mas algo que despertou o interesse e a imaginação até nos dias de hoje, das crianças e jovens do mundo em várias gerações,são os heróis mascarados, e nesta edição, vemos um desses heróis, o ZORRO. 



O ator é um velho conhecido de todos nós que temos uma geração e época privilegiada de ícones, atores e atrizes que fizeram nome durante anos, permanecendo imortais dentro de seus trabalhos! E justamente, este ator que participa deste seriado, é CLAYTON MOORE, nada mais, nada menos de que O CAVALEIRO SOLITÁRIO (THE LONE RANGER), ou para nós aqui no Brasil, devido ao uso da máscara, ZORRO! 


Em uma produção de 1949, o ator certamente sequer imaginaria que um dia, faria tamanho sucesso em uma série fantástica de faroeste, nos anos seguintes. Esta adaptação para os quadrinhos, trata-se exatamente das fotos dos capítulos do seriado exibidos nos Cinemas e posteriormente, na televisão, com suas suas respectivas dublagens para cada país de exibição. O título na edição em quadrinhos, é A SOMBRA DO ZORRO, porém, aqui no Brasil, quando de sua exibição nas matinês de cinema, ficou como O FANTASMA DO ZORRO, acabando por ser fiel ao título original de produção. 



Nos anos 40, 50 e 60, eram frequentes publicações desse tipo, assim como as fotonovelas e romances, muitos filmes clássicos do Cinema, e seriados, foram reproduzidos em fotos, para essas edições. Agora você fica com algumas dessas páginas sensacionais, que estão devidamente preservadas na coleção do TV A LENHA!



F  I  M

Nenhum comentário:

Postar um comentário